6 Dicas Essenciais para Todo Advogado Empreendedor
Ser um advogado autônomo nos dias de hoje já não é fácil, ser um Advogado Empreendedor, então, gera diversos desafios para o profissional. Como gestor, devemos gerir pessoas e manter um ambiente lucrativo, em um mercado que é extremamente acirrado, que exige conhecimento técnico atualizado, perspicácia e dedicação.
Pensando nisso, a DOC9 separou para você 6 desafios que um Advogado precisa enfrentar para empreender no mundo jurídico.
6 Desafios do Advogado Empreendedor
1. Planejamento
O primeiro desafio que um advogado enfrenta ao empreender é na elaboração do seu plano de negócios, uma vez que é preciso detalhar tudo o que precisa ser feito antes de montar o seu escritório.
É necessário ter um conhecimento jurídico sobre o segmento que irá atuar, como por exemplo: ter conhecimento dos principais concorrentes que atuam no mesmo segmento, conhecer os principais parceiros existentes, definir o seu público-alvo, definir qual é o seu diferencial – o que faz o seu escritório diferente dos demais, quais serão as estratégias de marketing que irão ser adotadas para divulgar esse seu diferencial, entre outros aspectos. O seu plano de negócios precisa englobar esses aspectos, e precisa construir alternativas que sejam plausíveis e viáveis de serem realizadas.
2. Capital de giro
A partir de um bom plano de negócios, o advogado empreendedor precisa analisar questões financeiras, verificando qual é o valor do investimento inicial necessário para começar as suas atividades e para manter os primeiros meses de atuação.
Ao iniciar qualquer empreendimento, o profissional necessita arcar com diversos custos que vão surgir antes de receber os primeiros honorários, portanto, precisa estar preparado. Além disso, a montagem de escritório, a compra de material, o investimento inicial em marketing, o custo de pessoal e os demais custos precisam estar nesse momento inicial.
3. Administração de tempo
O gerenciamento do tempo é um fator essencial para que um empreendedor tenha sucesso, independente do setor, com o advogado não seria diferente. O profissional precisa se organizar em relação as suas tarefas, em relação aos seus parceiros e em relação aos seus clientes.
Para organizar-se, por vezes, faz-se necessária a contratação de um software para gestão de tarefas, contendo todas as informações necessárias e dados necessários das suas atividades. Você terá todas as suas atividades listadas em um único local, garantido a visualização da sua demanda, o que facilita o cumprimento de todas as suas atividades.
Existem diversos softwares de gestão de tarefas de graça, separamos alguns para você: Trello, Quire, Asana, Taskboard e Wunderlist. Todas as ferramentas possuem funcionalidades parecidas, algumas possuem o foco mais direcionado a organização de uma equipe e outras para organização mais pessoal.
4. Gestão estratégica
O Advogado Empreendedor precisa ter em mente que o seu escritório é de fato uma empresa, portanto precisa ter uma gestão estratégica, e essa gestão precisa passar por todas as áreas do escritório. Assim, faz-se necessário pensar em estratégias de marketing e vendas, em estratégias de gestão de pessoas, e, também, em estratégias de controle financeiro.
-
Facilite seus processos burocráticos
Organize seus processos, e adquira práticas para facilitar os seus processos, como automatização, integração de sistemas e contratação de diligências por logística forense.
-
Tenha uma boa comunicação
Utilize aplicativos para otimizar a sua comunicação com a equipe. Uma boa comunicação integra o time, centraliza a comunicação, aumenta a produtividade, fomenta inovação e evita rumores
-
Invista em inovação
Tecnologia e inovação estão cada vez mais presentes no nosso dia-dia. No mercado jurídico não é diferente e nem deve ser. Utilize a tecnologia ao seu favor, capacite a sua equipe para se adaptar a ferramentas inovadoras e a melhorar os seus processos.
5. Controle administrativo
O controle administrativo é um desafio comum para empreendedores. O advogado empreendedor precisa ter um controle atualizado dos seus registros contábeis, controlando a sua receita e suas despesas, para garantir a lucratividade do seu escritório.
Elabore um fluxo de caixa, mantenha atualizada sempre as suas demandas de contas a pagar e contas a receber. Uma boa atualização de dados garante a inexistência de surpresas indesejadas, em relação a gestão financeira do negócio.
Separe as suas contas pessoais das suas contas profissionais, para tal, fixe uma retirada mensal dos ganhos do negócio, que será o seu pró-labore, e reinvista o restante no próprio escritório, estimulando assim o seu crescimento.
6. Gestão de pessoas
Lembre-se sempre que a parte central de um escritório e de uma empresa são as pessoas. Um escritório pode ter domínio de seus clientes, seus preços, e, mesmo assim, pode vir a colocar tudo a perder com pessoas inadequadas ou, também, pode assumir a liderança no seu segmento com uma equipe motivada e unida.
Não falamos apenas de “vestir a camisa” mas sim de comprar ideias e acreditar nelas fortemente. E essa é uma pratica que precisa ser exercitada pelo gestor: motivar a sua equipe. Para isso, o advogado empreendedor precisa atentar para alguns pontos:
- Envolver seus funcionários em decisões e nos resultados do escritório
- Cumprir o que foi prometido
- Ser sempre transparente
- Reservar momentos para feedback e para ouvir os seus funcionários
O mercado está em constante movimento, diversos escritórios surgem a cada dia e diversos escritórios fecham por falta de planejamento, gestão e execução. Para ser um bom Advogado Empreendedor, faz-se necessário uma programação inicial e um cuidado especial para pontos financeiros, tecnológicos e de gestão de pessoas para atingir o resultado esperado: o sucesso do seu negócio.
Lorem ipsum dolor sit amet
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. A vestibulum diam tincidunt mi odio aliquam tellus aliquam dictum.