10 Dicas para Controlar Processos Jurídicos e Aumentar Sua Produtividade
Controlar os Processos Jurídicos para qualquer advogado é um desafio, principalmente conciliar as rotinas jurídicas com os prazos dos processos. Objetivando auxiliar você como profissional renomado, realizamos essa lista com 10 dicas para melhorar a sua produtividade e assim conquistar credibilidade nesse mercado tão concorrido.
Quando um cliente recorre um processo a um advogado, ele tem como expectativa solucionar o seu problema da forma mais recompensadora possível, para tal, o advogado precisa se dedicar ao caso, com o objetivo realiza-lo da melhor forma possível, buscando suas otimizar rotinas e seus processos jurídicos.
Otimize suas rotinas e seus processos jurídicos com as dicas da DOC9
Para atender as expectativas dos seus clientes, em tempos atuais, precisamos ser cada vez mais produtivos. Por isso, separamos 10 dicas essenciais.
1- Dispenda menos tempo em funções administrativas
Diversas atividades realizadas em um escritório de advocacia podem ser delegadas, automatizadas e repassadas para empresas de logística forense. Para aumentar a produtividade, um advogado precisa se desprender de atividades de cunho administrativo. Organize as suas informações em sistemas, pense, por exemplo, no tempo que pode-se economizar procurando as informações de um cliente em um cadastro online, ao invés de ficar consultando pilhas de papel, entre outras burocracias jurídicas.
2- Organize sua agenda e a mantenha sempre atualizada
Organizar as tarefas é o primeiro passo para aumentar a sua produtividade, tenha uma agenda que comporte os seus processos jurídicos e as suas atividades de uma forma visual e clara. Quando você organiza a sua agenda, definindo um tempo para a execução das tarefas, você acaba se tornando mais eficiente e produtivo, podendo se dedicar ao que de fato agrega valor.
3- Crie objetivos e metas para o seu trabalho
Revise periodicamente a suas atividades e estabeleça metas para os próximos dias. Além disso, não se esqueça de verificar a quantidade de trabalho realizado e fique informado dos seus resultados. Assim, você irá ter um acompanhamento da sua rotina, bem como irá poder revisitar o que foi feito e encontrar pontos de melhoria no seu próprio processo.
4- Separe alguns momentos para pausas
Quando estamos dedicados a uma atividade por um período longo, muitas vezes nos sentimos estagnados sem conseguir avançar em uma determinada tarefa. Isso é porque o nosso cérebro acaba criando um estado de habituação, em que não é possível reagir com a mesma rapidez. Assim, por vezes, fazem-se necessárias pausas para oxigenar o cérebro e podendo melhorar o raciocínio para tomada de decisões.
5- Divida bem os horários do seu dia
Procure ter a disciplina de não misturar horários. Uma boa noite de sono e de descanso é essencial para um dia produtivo. Quando você mistura momentos de lazer com trabalho, acaba perdendo a sua produtividade. Por isso, segregue seu tempo em atividades e não misture-as.
6- Deixe as Redes Sociais fora da sua rotina de trabalho
Quando estiver trabalhando, permita-se desfocar das redes sociais e dedicar todo o seu foco nos seus processos judiciais e suas diligências jurídicas. As redes sociais são distrações que tomam bastante tempo dos profissionais, já que os tira foco a cada nova notificação.
7- Tecnologia: veja ela como sua parceira
Utilize bons softwares para controle de prazos e de atividades que tenham por funções notificações para lembra-lo dos prazos, melhorando assim a sua organização e podendo focar o seu tempo com os seus clientes, ao invés de ficar se preocupando em relação a organização de tarefas.
8- Priorize deixar de lado a utilização do papel
Tenha em mente que tudo que pode ser feito no papel, pode ser feito também em um computador, de uma forma mais eficiente e organizada, garantindo também que as informações não sejam perdidas.
9- Confie no que você já fez até agora
Cada dia você está aprendendo algo novo no seu dia-dia e essas experiências são todas acumulativas, portanto, se desenvolva constantemente a cada atividade nova realizada, você irá aprimorar-se em relação aos desafios e conseguirá manter a sua produtividade acima da média.
10- Não deixe para depois o que pode ser resolvido agora
Nunca deixe para depois o que pode ser resolvido imediatamente, se algum cliente lhe questionar sobre alguma dúvida em algum processo, procure resolver imediatamente, se você precisa entrar com algum recurso, devido a decisão de algum juiz, não deixe para o último dia, evite a aglomeração de problemas simples, que podem ser resolvidos rapidamente, a fim de liberar a sua agenda para outras atividades que irão surgir em cima da hora.
A rotina de um advogado não se limita a apenas resolver processos jurídicos ou se apresentar em audiências. Você precisa manter uma rotina produtiva, que alinhe seus processos e o contato de qualidade com o seu cliente. Foque em o que agrega valor ao seu negócio: o contato com os seus clientes, afinal, são eles que provem o sustento para o seu escritório.
Gerenciar melhor as suas atividades rotineiras irá lhe dar mais liberdade para as atividades que você realmente precisa exercer, como contato com cliente, foco em projetos estratégicos, auxílio e desenvolvimento de equipe, entre outros. Lembre-se: o que pode ser feito de uma forma mais produtiva e automática, precisa ser feito. Existem atividades como relacionamento com clientes que não podem e nem devem ser automatizadas, portanto, se libere para poder realizar essas tarefas da melhor forma possível.
Lorem ipsum dolor sit amet
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. A vestibulum diam tincidunt mi odio aliquam tellus aliquam dictum.