Frases que o Bom Gestor deve evitar dizer a sua Equipe
Sabemos que o trabalho de gerenciar pessoas não é nada fácil. E, no dia a dia, a paciência do bom gestor é testada diante da falta de motivação, resistência de alguns funcionários em fazer o que está sendo pedido ou na hora de enfrentar um ou mais empregados-problema. E o fato de ser o chefe não significa que a pessoa é perfeita. Às vezes, acaba perdendo o controle e dizendo coisas que certamente irá se arrepender mais tarde. Quer você goste ou não, as palavras que usa podem afetar seriamente a sua capacidade de alcançar o sucesso e influenciar os outros. E isso é especialmente verdadeiro para o bom gestor.
Mas, ao contrário do trabalhador “comum”, é da competência do bom gestor manter a linha quando se trata de comunicação verbal: não tem o luxo de dizer algo que lhe vem à cabeça quando se sente frustrado. A última coisa que queremos é que seus tropeços verbais acabem desmotivando sua equipe, causando, assim, problemas ainda maiores para a sua gestão e, de quebra, para sua empresa ou escritório.
Frases que o bom gestor deve evitar dizer a sua equipe
“Eu sou o chefe. Faça o que eu digo”
Se o bom gestor estiver estabelecendo padrões diferentes para seus funcionários daqueles que tem para ele mesmo, não pode esperar que eles respeitem e cumpram com o que pede para ser feito.
Ao anunciar este fato, na verdade você o está negando. Como afirmou certa vez Margaret Thatcher, então primeira-ministra do Reino Unido, “o poder é como ser uma dama: se tiver que dizer às pessoas que você é, você na verdade não é”.
Ficar anunciando o seu “título” ou cargo indica uma atitude autoritária, onde não há espaço para perguntas, nem argumentos, e que as pessoas devem fazer as coisas do jeito que o líder quer.
“Você tem sorte de ter um emprego”
Esta declaração aumenta a distância e destrói a moral dos funcionários. Isso implica que você está fazendo um favor às pessoas empregando-as, e elas estão em dívida por ter o privilégio de trabalhar para você.
Se é assim que o bom gestor realmente se sente em relação a algum de seus funcionários, ele é que tem sorte de estar empregado. Ninguém trabalha bem em um ambiente onde se sente de alguma forma em débito com o seu empregador. A mentalidade de que o empregado deveria “beijar seu anel” é imatura e evidência falta a este profissional a capacidade de liderança.
“Se você não gosta, vou encontrar alguém que faça”
Como gestor, o profissional dá as ordens, mas o cargo não lhe dá licença para ser um idiota. Qualquer um pode ser chefe, mas um bom gestor irá usar suas habilidades de liderança para motivar os funcionários e obter resultados.
Ameaçar os colaboradores com a perda de seus empregos como uma maneira de levá-los a cumprir as ordens não é sustentável. Claro que, num primeiro momento, eles podem fazer o que o líder deseja, mas, eventualmente, vão ficar desmotivados e sem vontade de fazer mais do que o mínimo necessário para sobreviver dentro da empresa.
“Por que você é o único que tem um problema com isso?”
Se estamos falando de um funcionário que se mostra sempre resistente ou que tem problemas de desempenho, a melhor coisa a fazer é abordá-lo imediatamente e tentar resolver o problema.
Já no caso de um empregado que é relativamente cooperativo, mas que está passando por uma situação difícil, talvez o problema seja com o gestor, que não está disposto a ouvir as preocupações ou ideias alternativas do funcionário. Ou talvez a pessoa esteja tendo um dia ruim.
Seja qual for o problema, não assuma de cara que ela está sendo reticente sem razão. O bom gestor nunca deve comparar os funcionários. É como se comparasse seus filhos, o que sempre é uma má ideia.
“Eu não tenho tempo para isso”
Fala sério, se você é o líder, é o seu trabalho criar tempo para dar atenção a todos os seus funcionários. Além disso, buscar soluções para resolver problemas que podem surgir. Portanto, ouvir o que o funcionário tem a dizer é uma das principais funções de um gestor. Assim, o gestor e sua equipe estarão com as expectativas alinhadas, podendo executar melhor suas funções.
“Não me traga notícias ou surpresas ruins”
Dizer isso não vai fazer a má notícia ou surpresas desaparecerem, mas significa apenas varrê-las para debaixo do tapete.
Grandes líderes querem ficar a par dos problemas que precisam de atenção imediata e, portanto, dizem: “se há notícias ou surpresas ruins, eu quero ser o primeiro a saber”. Ressaltando que eles criam um ambiente onde se espera que as pessoas apontem as questões assim que elas aparecem, ao invés de escondê-las.
Como costumava dizer o ex-secretário de Estado americano Colin Powell: “Uma má notícia não é como vinho. Não melhora com a idade”.
“Eu não me importo se é antiético. Se não é ilegal, faça”.
Bons gestores não incentivam nem toleram o comportamento corrupto e antiético para alcançar objetivos financeiros ou organizacionais.
A frase ‘os fins justificam os meios’ não é desculpa para cometer algum engano deliberado, desconsiderar a política da empresa e atos ilícitos. Em vez disso, diga: faça a coisa certa, que assim podemos atingir nosso objetivo legalmente e podendo dormir com a consciência tranquila.
“Quero resultados, não relacionamentos”.
Bons gestores sabem que os resultados são produzidos por meio de pessoas, que exigem a construção de fortes relações com empregados, colegas, gestores clientes, parceiros de negócios, fornecedores e outras partes interessadas.
Assim como aparece no dicionário, relacionamentos vêm antes dos resultados.
Você sabe mais algumas frases que o bom gestor deve evitar? Deixe aqui nos comentários.
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