22 de maio - Porto Alegre - RS

Garanta seu lugar

22 de maio - Porto Alegre - RS

Garanta seu lugar

Garanta a confidencialidade dos dados no uso da IA jurídica

22/08/2025doc9

No jurídico, a confidencialidade dos dados não é apenas um termo, é um pilar inegociável. E a inovação, por mais promissora que seja, deve sempre andar de mãos dadas com a segurança e a conformidade. 

A inteligência artificial na advocacia (ou IA jurídica) tem o poder de revolucionar a rotina dos advogados e profissionais do direito que atuam em escritórios e departamentos jurídicos, porém, esse contexto levanta uma questão essencial: como garantir a confidencialidade dos dados durante o processo? É possível usar um “ChatGPT para advogados?”

Ao longo deste conteúdo, você entenderá porque não se trata apenas de inovar, mas de ter responsabilidade, para que você possa abraçar o futuro do direito com total tranquilidade.

O que a LGPD diz sobre confidencialidade e dados sensíveis?

A LGPD transformou o cenário da privacidade no Brasil, colocando a confidencialidade dos dados como pilar para muitos profissionais de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos

Não à toa, o Brasil foi reconhecido pelo Banco Mundial em segundo lugar como o  país do mundo com alta maturidade em governança digital, conforme o GovTech Maturity Index, de 2022. Esse marco estabeleceu uma responsabilidade ainda maior. 

Informações de clientes, detalhes de processos, estratégias legais – todos eles são “dados sensíveis”, ou informações pessoais, que exigem proteção rigorosa.

A LGPD estabelece que o tratamento desses dados deve seguir princípios como:

  • Finalidade;
  • Adequação; 
  • Necessidade;
  • Livre acesso;
  • Segurança;
  • Prevenção.

Ignorar essas diretrizes significa arriscar a confiança dos clientes, e ainda expor seu negócio a multas severas e danos reputacionais irreparáveis. Atuar na prevenção dos riscos de conformidade não é uma opção, é um requisito fundamental para operar no setor jurídico

Leia também: O que são dados jurídicos e sua importância para advogados e empresas? Confira!

Como garantir a confiabilidade dos dados?

Garantir a confiabilidade dos dados no ambiente jurídico, especialmente com a normalização da IA, exige uma abordagem multifacetada. Não basta ter “a ferramenta certa”, é preciso estar em conformidade com as recomendações da OAB sobre uso de IA.

Proteção da cópia de segurança dos dados

A integridade e a disponibilidade das informações são tão importantes quanto a sua confidencialidade. Ter uma cópia de segurança dos dados robusta e criptografada é essencial para você consultar diariamente. 

Se esses dados não estiverem protegidos contra perdas, falhas de sistema ou ataques cibernéticos, todo o seu trabalho pode ser comprometido. As ferramentas de IA dependem de dados reais e, no mundo jurídico, é preciso estar alinhado à legislação para funcionar. Assim, tanto a segurança da fonte desses dados quanto a garantia de proteção da informação, são primordiais. 

Gestão de acesso aos dados

A falta de controle sobre quem pode acessar os dados é uma das maiores vulnerabilidades. Utilizar métodos inseguros para compartilhar senhas, ou acessar ferramentas genéricas é um convite a fraudes e vazamentos, comprometendo a confidencialidade dos dados e a conformidade com a LGPD.

Uma resposta de inteligência artificial é tão confiável quanto sua fonte de dados. IAs genéricas, treinadas na vastidão da internet, bebem de uma fonte que mistura informações precisas com erros, desinformação e conteúdo obsoleto. As “alucinações” das IAs genéricas são um risco à parte, criando fundamentações frágeis

No entanto, a segurança vai além da fonte dos dados. Ela se estende à proteção das informações que você insere na plataforma e a quem na sua equipe pode acessá-las. Utilizar uma IA genérica significa, muitas vezes, consentir que seus dados sensíveis de casos e clientes sejam usados para treinar o modelo público, uma clara violação do sigilo profissional e da LGPD

Além disso, a falta de uma gestão de acesso interna cria um ambiente sem controle ou rastreabilidade sobre as pesquisas e estratégias desenvolvidas.

Como IAs genéricas podem quebrar a confidencialidade

A facilidade de acesso a IAs genéricas, como chatbots públicos, é inegavelmente tentadora. No entanto, usá-las para fins jurídicos é um risco enorme para a confidencialidade dos dados

Quando você insere informações sensíveis em uma plataforma genérica, não há garantia de onde esses dados serão armazenados, como serão processados ou se serão utilizados para treinar os modelos da própria IA, expondo-os a terceiros.

Inserir dados sensíveis em IAs genéricas pode resultar em vazamento de informações confidenciais, violação de sigilo profissional e multas por não conformidade com a LGPD

É por essa razão fundamental que o Which.doc9 foi concebido de maneira diferente. Ele não é um chatbot de uso geral, mas sim uma plataforma de IA jurídica profissional, construída sob o princípio de “privacy by design” (privacidade desde a concepção). 

Infográfico sobre porque a melhor IA para advogados não é gratuita. Abordando a importância de ferramentas que cumprar diretrizes jurídicas.

Qual a melhor IA para advogados?

A melhor IA para advogados é aquela que entende as nuances do direito, oferece eficiência e, acima de tudo, garante a confidencialidade dos dados. Não se trata de substituir o conhecimento humano, mas de potencializar a capacidade analítica e produtiva dos profissionais jurídicos. 

E é aqui que o Which.doc9 se destaca. As informações inseridas são criptografadas e utilizadas exclusivamente para gerar as suas respostas, sem jamais alimentar o modelo global da IA ou serem expostas a terceiros. 

Checklist para avaliar a segurança de uma IA jurídica

Ao escolher uma IA para advogados, a segurança deve ser o seu primeiro critério. Mas, separamos um checklist para ajudar você a avaliar e entender por que o Which.doc9 se destaca:

  1. Confidencialidade absoluta: seus dados são usados exclusivamente para gerar suas respostas e nunca para treinar modelos públicos, garantindo total privacidade;
  2. Conformidade com a LGPD: a plataforma segue rigorosamente a LGPD, com a segurança validada por certificações como a ISO 27701, assegurando o tratamento correto dos dados;
  3. Ambiente de dados isolado: cada cliente opera em um ambiente exclusivo, eliminando o risco de que suas informações sejam misturadas ou acessadas por outros usuários;
  4. Criptografia de ponta a ponta: utilizamos os mais altos padrões de criptografia para proteger seus dados em trânsito e em nossos servidores, garantindo sua integridade e segurança;
  5. Gestão de acesso granular: você define com precisão quem na sua equipe pode acessar a ferramenta, assegurando que somente usuários autorizados interajam com informações sensíveis;
  6. Expertise comprovada: o Which.doc9 é desenvolvido pela doc9, uma das maiores LawTechs do Brasil, com mais de uma década de experiência focada em segurança para o setor jurídico.

Vale lembrar também que, recentemente, o Which.doc9 foi apresentado no evento Cidade da Advocacia.

Inovação e confiança devem andar sempre juntas

A doc9 entende que a inovação no direito não pode vir ao custo da segurança. A transição é um passo natural quando a confiança e a previsibilidade estão garantidas. 

Com o Which.doc9, oferecemos uma ferramenta de IA completa que impulsiona a produtividade e a precisão jurídica, pois foi construída tendo a confidencialidade dos dados como seu alicerce. Escolha o Which.doc9, escolha a segurança de uma LawTech que é líder e pioneira no mercado, e que se dedica a garantir a integridade dos seus dados a cada passo.

Compartilhe:

Compartilhe:

Fale com um
especialista doc9

    + Leia mais sobre

    Sua dose de 
    inovação jurídica 
    Assine a newsletter e receba novidades quizenalmente
    plugins premium WordPress