19/06/2018doc9

Tendências tecnológicas para o Mundo Jurídico: Fique por dentro

O mercado de trabalho está constantemente mudando, por isso resolvemos separar para você esse post com algumas Tendências Tecnológicas para o Mundo Jurídico. Diversos aspectos estão sendo reformulados envolvendo a tecnologia e o direito não ficaria de fora, já parou para pensar como os escritórios de advocacia podem se tornar muito mais produtivos, rápidos e flexíveis com o uso da tecnologia? Então vamos agora para as 6 Tendências Tecnológicas para o Mundo Jurídico que separamos para você.

6 Tendências Tecnológicas para o Mundo Jurídico

Tendência 01: Uso de Chatbots

Ter um atendimento ao cliente rápido e eficaz é essencial para o sucesso de um escritório de advocacia. Escritórios que valorizam os seus clientes e que possuem um tratamento diferenciado acabam por fidelizar os seus clientes e conseguem garantir a recorrência de novas causas, de novas prestações de serviços e, inclusive, de novas indicações.tendencias tecnologicas para o mundo jurídico fique por dentro

E ter um bom atendimento exige que o escritório dedique tempo para tal. São diversos contatos para resolução de dúvidas, instrução em processos, reuniões, telefonemas e e-mails, que consomem tempo que poderia ser investido para a construção de peças processuais, realização de audiências e muito mais.

Sabemos que nada substitui o contato direto com o cliente, e que em muitos casos, esse contato direto é necessário, mas sabemos que muitos desses contatos podem ser reformulados e uma boa opção para isso é o Chatbot! Chatbots são softwares de comunicação automatizada que se propõem a responder perguntas dos usuários e a interagir com eles, o nome mesmo é uma combinação de Chat + bot = Conversa, bate-papo + Robô.

A maioria dos Chatbots possuem uma capacidade de resposta um pouco limitada, normalmente inicia-se com perguntas mais comuns ou oferecendo opções mais padronizadas, com respostas prontas que você pode editar alguns campos. Outras opções existentes no mercado já possuem uma inteligência artificial um pouco mais complexa, que permitem que o robô aprenda com as perguntas a ele feitas, e desenvolva, então, uma habilidade de interpretação mais avançada e uma lista de respostas bem mais complexa.

Tendência 02: Sistemas de Pesquisas com Machine Learning

As tendências tecnológicas para o mundo jurídico, quando falamos sobre inteligência artificial, não ficam apenas destinadas a responder questionamentos de clientes. A capacidade de aprendizado por máquinas e por softwares é extremamente útil para o aumento da velocidade na prestação de serviços!

Tendências tecnológicas para o Mundo Jurídico: Fique por dentro

Uma das coisas que mais gastam tempo de advogados é a pesquisa para suporte de produção de peças processuais e, para aqueles escritórios que possuem demandas variadas, esse tempo acaba sendo ainda maior, porque precisamos reunir dispositivos de leis, códigos, resoluções e jurisprudências para sustentar os nossos argumentos. E para isso, uma boa opção para esse problema é a utilização de sistemas de pesquisa com inteligência artificial, que poderá ser um ótimo aliado para a identificação de leis e conceitos utilizados em petições.

A tecnologia, hoje em dia, está tão avançada que esses sistemas de machine learnig têm a capacidade de cognição, ou seja, eles adquirem, com o passar do tempo, a capacidade de abstrair conceitos legais utilizados e conseguem reunir o material para certas peças automaticamente, evitando que os funcionários tenham que fazer isso, poupando tempo de pesquisa que pode ser investido em tarefas mais estratégicas.

Tendência 03: Sistemas de transporte via APP

Outra tendência tecnológica para o mundo jurídico é o transporte por meio de aplicativos que selecionam os motoristas mais próximos para a prestação de serviços. Aplicativos como ubber, cabify e 99pop oferecem planos e descontos específicos para empresas, e podem ser replicadas para o seu escritório. Esses planos permitem que os funcionários aproveitem os códigos de descontos para determinados dias ou para determinados locais.

Tendências tecnológicas para o Mundo Jurídico: Fique por dentro

Essa situação pode ser replicada para reuniões, e outras situações que exigem deslocamento. E além disso, é possível estabelecer ainda um sistema de transporte diário agendado, minimizando assim os atrasos da sua equipe.

Tendência 04: Armazenamento na nuvem

Um dos avanços da tecnologia foi sem dúvida a capacidade de compartilhamento de arquivos entre diversos usuários, e isso é uma vantagem absurda quando pensamos em escritórios de advocacia, pela quantidade de processos e de documentos neles envolvidos. Hoje em dia, diversos escritórios trabalham com uma rede de computadores interligada que são conectados através de servidores locais, permitindo que os funcionários tenham acesso a peças, e a documentos de outros processos.

Tendências tecnológicas para o Mundo Jurídico: Fique por dentro

Essa é sim uma boa opção mas não permite que os documentos sejam acessados fora do escritório, limitando que o compartilhamento de arquivos só seja possível quando os computadores estiverem ligados na rede local e qualquer problema que aconteça pode comprometer o acesso aos dados e impedir assim que o trabalho possa ser realizado.

A quarta dica de Tendências tecnológicas para o Mundo Jurídico e uma boa saída para esse problema é a utilização de softwares e aplicativos que mantenham o seu armazenamento na nuvem, como Dropbox e GoogleDrive. O GoogleDrive, por exemplo, é integrado com o gmail e não possui custo adicional até 15 GB de armazenamento, e pode ser acessado de qualquer outro dispositivo, como o seu próprio telefone celular.

Tendência 05: Marketing Digital

Com a popularização das redes sociais, hoje em dia é quase impossível que um negócio não esteja presente no facebook ou no instagram, e é sim importante que um escritório de advocacia tenha presença nesses meios. Passou o tempo em que a única maneira de um escritório ser reconhecido era através do “boca a boca”, hoje os escritórios de advocacia precisam se posicionar nas redes sociais, precisam produzir conteúdos para os seus clientes, precisam divulgar notícias da sua área, bem como precisam ter um bom site para a captação de clientes. Ou seja, para você ficar à frente do mercado, você terá que investir sim em Marketing!

Tendências tecnológicas para o Mundo Jurídico: Fique por dentro

Porém, outro ponto importante para não ser deixado de lado é que divulgar os serviços do escritório como uma espécie de propaganda pode ser um ato ilegal, segundo a OAB. Por isso, uma boa escolha é o marketing de conteúdo, onde o seu escritório pode fornecer conteúdos exclusivos para os seus clientes, e possível clientes. Com bons conteúdos, você estará fidelizando os seus clientes e estará posicionando bem o seu escritório como uma referência de conteúdo e de conhecimento jurídico.

Você pode divulgar esse conteúdo via e-mail marketing para a sua base de contatos, pode divulgar no site do seu escritório e também pode divulgar nas redes sociais. Você pode ainda agrupar esses conteúdos em uma página de blog que pode ser anexada ao seu site institucional. Busque entender o seu cliente e entregar valor para o seu dia a dia, crie conteúdos exclusivos e diferenciados e se torne uma referência como escritório de advocacia.

Tendência 06: App para Controle de Diligências

Controlar diligências jurídicas normalmente exige organização e planejamento, e continuamente utilizamos ferramentas como excel para isso. Elas acabam facilitando o nosso dia a dia, porém, impossibilita, muitas vezes, a consulta fora do computador ou do notebook. Pensando nisso, e pensando em Tendências Tecnológicas para o Mundo Jurídico, a DOC9 desenvolveu um aplicativo para o controle de diligências jurídicas que facilita a rotina dos advogados, porque facilita o acesso de pautas, de solicitações, de orientações e muito mais.

Tendências tecnológicas para o Mundo Jurídico: Fique por dentro

Organize as suas solicitações em um único local e facilite a sua rotina. O aplicativo foi desenvolvido para o controle pelos escritórios como solicitantes e também para os advogados correspondentes como executores. Para saber um pouco mais, você pode conferir aqui.

O mundo está em constante mudança, não podemos ficar parados enquanto a tecnologia desbanca diversas atividades morosas e lança novos produtos e novos serviços muito mais inovadores e produtivos. Precisamos acordar e começar a utilizar essas Tendências Tecnológicas para o Mundo Jurídico ao nosso favor. Esperamos que esse post ajude você que deseja inovar e não ficar para trás nesse mercado tão concorrido que é o do direito.

Tendências tecnológicas para o Mundo Jurídico: Fique por dentro

Lorem ipsum dolor sit amet

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. A vestibulum diam tincidunt mi odio aliquam tellus aliquam dictum. 

SAIBA MAIS

Compartilhe:

MAIS CONTEÚDOS PARA VOCÊ

Recompensa em Dinheiro

LEIA MAIS

Saiba Como um Advogado Correspondente pode Facilitar a Rotina da sua Empresa

LEIA MAIS

Robôs Extinguirão as Carreiras Jurídicas! Só que não

LEIA MAIS
Assine a Newsletter e fique por dentro das novidades.