Como Expandir a Atuação do Seu Escritório de Advocacia
O mercado está cada dia mais acirrado, expandir a sua atuação não é fácil, e existem passos que podem facilitar esse processo. Pensando nisso, separamos para você passos para como expandir a atuação do seu escritório de advocacia.
Neste post você irá saber:
– o que você deve fazer para expandir os seus negócios
– quais estratégias você precisa ter para captar novos clientes
– como utilizar a tecnologia ao seu favor
Como expandir a atuação do seu escritório
O que você deve fazer para expandir os seus negócios
Expandir os seus negócios exige planejamento, dedicação e proatividade do gestor e da equipe como um todo. A expansão não irá acontecer sozinha, para isso, você precisa pensar em todos os detalhes para alavancar ela. Por isso, separamos alguns pontos que auxiliarão você a expandir os seus negócios:
Aumente sua equipe
Caso não seja o momento para abrir uma nova unidade, talvez seja o momento de você ampliar a sua equipe e, então, a sua capacidade de atender os clientes. Como seres humanos, acabamos tendo limites de atuação e muitas vezes a tecnologia não consegue suprir esse “gap”, fazendo-se necessária a contratação de outros profissionais para seguir crescendo.
No crescimento da equipe, você terá duas opções: Tornar-se especialista na área que você atua ou, então, criar uma equipe multidisciplinar, que atendas as diversas necessidades de diferentes clientes.
Foque em nichos x Equipe multidisciplinar
Um escritório que seja especializado em um nicho será visto como uma referência de mercado onde atua, em contrapartida, terá clientes mais pontuais e não terá tanta possibilidade de atuar em diversos segmentos. Expandindo ou não as áreas de atuação do seu escritório, você terá que desenvolver equipes especialistas: pode ser uma equipe especialista em uma área apenas ou equipes especialistas em mais de uma área.
Um escritório de advocacia multidisciplinar pode captar diversos clientes na mesma região. Essa expansão de atuação garante o aumento de receitas porque irá aumentar o seu segmento de clientes. Independentemente da escolha, tenha treinamentos fundamentais e de reciclagem para os seus colaboradores, fomente o aprendizado e a busca constante por conhecimento.
Faça parcerias para oferecer serviços complementares
Uma forma de ampliar os seus negócios é formando parcerias para oferecer serviços complementares ao seu negócio. Una-se a profissionais que tenham um bom conhecimento e que agreguem valor ao seu produto e aos seus clientes.
Você pode pensar em buscar parcerias de outros formatos também, a fim de obter reconhecimento de marca. Participar de entidades representativas como ONGs pode ser uma boa alternativa de ampliar os seus horizontes, beneficiando, também, a sociedade.
Inove em seu modelo de negócios
A advocacia é uma profissão bastante tradicional e isso nós sabemos. Mas esse não pode ser um fator que iniba a inovação do seu modelo de negócios. Você pode oferecer um serviço diferenciado aos seus clientes que traga melhores resultados financeiros e que mantenha o seu negócio vivo diante de tantas inovações do mercado.
Já pensou em expandir o seu negócio para a internet e criar um sistema prévio de atendimento ao cliente? Pois é, hoje em dia temos diversas tecnologias avançadas que possibilitam isso. Converse com os seus clientes, procure feedback para ver o que eles esperam e o que eles acham que pode ser feito de novo.
Quais estratégias você precisa ter para captar novos clientes
Além disso, para você que quer ampliar a atuação do seu escritório, é necessário um investimento em ações de marketing, porém, para o nosso setor, precisamos ter diversos cuidados na hora de divulgar o trabalho devido às restrições previstas no estatuto da Advocacia (Lei nº 8906/64). Algumas condutas como vincular atividades jurídicas a outras atividades ou anunciar valores dos serviços prestados são práticas que não são aceitas pelo estatuto.
Tenha um site atraente
A porta para novos clientes, sem dúvidas, é o seu site. Quando as pessoas procuram você no google ou o seu contato acabam acessando, inevitavelmente, no seu site. Logo, você precisa construir um site atrativo, que tenha uma boa usabilidade e que agregue informações relevantes ao seu negócio.
Deixe de lado templates antigos e pesados, invista em um design moderno e atraente. Se o seu site não for interessante para o leitor, ele vai abandoná-lo e ir atrás do seu concorrente.
Invista em marketing
O seu negócio precisa ser visto para ser, então, lembrado. Você precisa estar presente na vida do seu cliente, para isso, você precisará identificar o público que você quer atrair.
Com o público bem definido, fica muito mais fácil e você pode ter estratégias personalizadas e mais assertivas, utilizando o marketing digital ao seu favor. Com o público bem segmentado você poderá fazer campanhas de Facebook Adwords impulsionadas apenas para o seu cliente ideal, reduzindo, assim, a necessidade de investimentos. As mensurações do ROI das campanhas digitais podem ser, inclusive, acompanhadas em tempo real, fazendo com que você tenha acesso a informação muito mais rápido e possa agir sobre isso.
Peça indicações
Os seus clientes mais satisfeitos e fiéis vão concordar em dar um feedback sobre a prestação dos seus serviços para ser inserido em materiais de divulgação e para o seu website. As pessoas gostam de dar opinião e saber que serão ouvidas a partir delas.
Quando fizer reuniões externas com os seus clientes, deixe com eles sempre um cartão a mais, para que eles possam repassar adiante. Peça, inclusive, para os seus clientes fazerem indicações diretas em troca de benefícios. Um contato vindo de uma indicação está bem mais aquecido do que um que nunca ouviu falar de você.
Invista em relacionamento e fidelização
Invista em conteúdo que agreguem valor para o seu cliente, para que ele veja que pode ter muito mais benefícios do que apenas o seu serviço nessa parceria. Forneça conteúdos de qualidade e os disponibilize através do seu blog ou através de e-mail marketing.
Para clientes recorrentes, mantenha sempre uma relação de parceria, com um bom relacionamento, baseado na confiança. Fazendo com, assim, que os seus clientes sejam os promotores da sua marca. Ter promotores externos é essencial para adquirir a confiança do público e conquistar novos clientes.
Por fim, crie estratégias de fidelização dos seus clientes, como programa de pontos, clubes de vantagens e sorteios mensais. Esses programas são ótimos tanto para reter clientes existentes quanto para adquirir novos clientes. Não se esqueça de comunicar essas vantagens em suas publicações e em seu site.
Como utilizar a tecnologia como sua aliada
Escritórios e empresas estão cada dia mais informatizados e precisam otimizar cada vez mais os seus recursos a fim de adquirir produtividade. Nada melhor do que utilizar a tecnologia a seu favor. Hoje em dia, diversos meios e softwares online existem para auxiliar pessoas físicas e empresas. Separamos alguns itens interessantes para você pensar para unir a tecnologia ao seu negócio.
Sistema de gestão de tarefas
Ter um sistema de gestão pode otimizar os seus processos, tornando-os mais ágeis e mais eficientes. Agrupando todas as suas atividades em um sistema online, você irá facilitar a sua organização e irá tornar a sua rotina muito mais produtiva.
Comunicação online
Diversas tecnologias já existentes visam facilitar a comunicação interna e externa de empresas e escritórios. Essa é outra possibilidade de aliado para o seu escritório. Chats online, e-mails automáticos, mensagens automáticas, whatsapp web podem ser boas ferramentas para você agregar na rotina do seu escritório.
Monitoramento e controle
O setor jurídico vive de prazos e está constantemente correndo atrás do tempo para cumprir todas as atividades. Por isso, ter um controle rígido é necessário para que nenhum prazo seja perdido ou para que não tenhamos prejuízos financeiros.
A tecnologia pode vir ao seu favor alinhando lembretes automáticos, avisos, rotinas programadas, fazendo com que você não perca tempo revisando os seus prazos, a tecnologia irá revisar para você.
Para expandir o seu escritório
Se você quer aumentar a abrangência do seu negócio, você precisa planejar como expandir a atuação do seu escritório, ou seja, precisará planejar isso. Para tal, procure investir no bom relacionamento com o cliente, busque mecanismos de marketing e promoção do seu negócio. Una recursos de tecnologia e produtividade ao seu dia-dia e potencialize a atuação.
Está pensando em abrir o seu escritório? Falamos em outro post o que você precisa pensar se esse for o seu momento. Depois nos conta aqui embaixo o que achou.
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