07/05/2018doc9

Como Desafogar o seu Departamento Jurídico em 5 passos

Como Desafogar o seu Departamento Jurídico? Estamos constantemente correndo atrás de prazos para entregarmos as nossas tarefas diariamente, e essa prática pode vir a prejudicar você e a sua equipe devido ao excesso de trabalho. Pensando nisso, separamos para você 5 passos essenciais para você desonerar o seu departamento e atingir as suas metas. 

Em muitos casos, alguns gestores, ao ver que o grupo não está dando conta das atividades recorre a duas opções: a nova contratação de integrantes ou a troca de outros integrantes por acreditar que eles não estão sendo produtivos o bastante. Mas, na verdade, existem algumas medidas que podem ser tomadas antes de você pensar em contratar novos funcionários ou em trocar integrantes da sua equipe.

5 passos para você Desafogar o seu Departamento Jurídico

Ao longo do nosso post iremos sugerir algumas dicas que podem auxiliar você na desoneração do seu departamento sem aumentar necessariamente as suas despesas com pessoal, vamos conferir?

1. Crie uma rotina de organização

Como desafogar o seu departamento jurídico em 5 passos

Ter uma organização da rotina exige planejamento. Você precisa sair um pouco da operação e planejar onde você quer chegar e onde você quer que a sua equipe chegue também. O setor jurídico de uma empresa é igual aos dos demais departamentos existentes, por isso, não pode fugir de um bom planejamento.

Vamos usar como exemplo o caso da empresa que deseja aumentar o seu número de acordos judiciais, visando diminuir a quantidade de processos ativos, para reduzir, então a sua quantidade de trabalho e, por consequência, os seus custos. O setor jurídico precisa, nesse caso, organizar como serão os processos e precisa, além disso, definir quais serão as metas intermediárias para a equipe, além de definir a alçada de cada profissional para a elaboração das propostas e demais pontos necessários. Tudo isso exige planejamento e organização.

2. Invista em treinamentos

Como desafogar o seu departamento jurídico em 5 passos

Aumente a produtividade da sua equipe através de treinamentos. Essas capacitações não precisam se limitar apenas a conhecimentos jurídicos. Treine sua equipe com gestão da rotina, com a utilização de ferramentas que aumentem a produtividade, organização do tempo e trabalho em grupo.

3. Adote uma boa solução de TI

Como desafogar o seu departamento jurídico em 5 passos

Hoje em dia contamos com diversas soluções tecnológicas desenvolvidas para cada problema existente no nosso dia-dia. E é claro que no mundo jurídico não seria diferente. Utilize softwares que facilitem o acompanhamento dos seus processos e centralizem as informações existentes em cada processo.

Quanto menos tempo você estiver desperdiçando em tarefas mecânicas e repetitivas, mais tempo você terá para trabalhar em atividades estratégicas da sua empresa. Busque soluções que automatizem as suas atividades.

4. Contrate funcionários temporários

Como desafogar o seu departamento jurídico em 5 passos

Outra solução para desafogar o setor jurídico temporariamente é contratar uma mão de obra por um período pequeno. Essa opção costuma ser usada para momentos de pico do departamento, como uma eventual carga extra de trabalho, como um período de auditoria da empresa, por exemplo, ou para cobrir férias de membros da equipe.

Essa opção não é a mais indicada porque o colaborador não estaria entrosado com os processos do setor e nem conheceria a dinâmica da empresa. Teria que ser investido um tempo de treinamento do funcionário e, além disso, os custos a mais relativos aos encargos podem não ser a melhor alternativa, mas ela não deve ser descartada.

5. Conte com a ajuda de advogados correspondentes

Como desafogar o seu departamento jurídico em 5 passos

Além das 4 opções levantadas anteriormente, ainda temos a opção de repassar as diligências jurídicas a advogados correspondentes. A grande vantagem desses profissionais é a flexibilidade deles e a inexistência de vínculo trabalhista com a empresa, além de desafogar a equipe de tarefas operacionais e burocráticas.

A contratação da DOC9 para o acompanhamento e realização dessas diligências auxilia o departamento jurídico na desoneração das suas atividades burocráticas que podem vir a ser desde audiências trabalhistas até protocolos de petições. Geralmente o correspondente fica encarregado de realizar diligências secundárias, de modo a dar um apoio logístico aos advogados da empresa.

E você, já passou por essas dificuldades em sua empresa? Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas experiências!

Como Desafogar o seu Departamento Jurídico em 5 passos

Lorem ipsum dolor sit amet

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. A vestibulum diam tincidunt mi odio aliquam tellus aliquam dictum. 

SAIBA MAIS

Compartilhe:

MAIS CONTEÚDOS PARA VOCÊ

Recompensa em Dinheiro

LEIA MAIS

Saiba Como um Advogado Correspondente pode Facilitar a Rotina da sua Empresa

LEIA MAIS

Robôs Extinguirão as Carreiras Jurídicas! Só que não

LEIA MAIS
Assine a Newsletter e fique por dentro das novidades.