Áreas do Direito em Alta
Por vezes, advogados iniciam suas carreiras com grandes expectativas em determinadas áreas do direito por conta do que aprendeu sobre na faculdade, por influência dos pais, ou mesmo por conta de algum filme, série ou livro de grande afeito emocional que retratam situações que fazem jovens profissionais do direito sonharem alto.
No entanto, nem sempre a realidade corresponde à estas expectativas, e advogados podem perceber que determinadas áreas do direito podem estar saturadas, pouco amigáveis à iniciantes e com pouco espaço de crescimento.
No outro oposto estão advogados iniciantes que estão indecisos quanto à área do direito que querem se especializar, ou nem ao menos sabem por qual caminho seguir. Sobretudo com os constantes debates sobre as implicações dos avanços nas tecnologias de comunicação na sociedade, a complexidade as áreas do direito só aumenta, e quem está confuso pode ficar ainda mais.
Dito isto, segue neste post algumas áreas do direito que estão em alta ou ascensão, que podem ser boas opções para quem busca um caminho, seja para acabar com a indecisão, se reinventar ou simplesmente dar um passo para trás e ter uma perspectiva diferente.
Compliance
Principalmente por causa dos diversos casos de grandes empresas envolvidas em esquemas de corrupção em anos recentes, há uma alta demanda por advogados especializados no que se chama Compliance.
Do termo em inglês que poderia ser traduzido como “conformidade”, no sentido de “estar conforme algo” ou “estar de acordo com”, um advogado de compliance tem o trabalho de garantir que a empresa está dentro das normas exigidas legalmente em todos os sentidos. Além disso, dependendo do caso, ainda podem exercer a função de formular regras e normas internas para o funcionamento da própria empresa, assim como a fiscalização desta mesma.
Direito Trabalhista
Com a recente Reforma Trabalhista, aprovada em 2018, e muitos debates acerca da atual conjuntura de leis trabalhistas no nosso país, dentre todas áreas do direito, advogados especializados nesta são muito requisitados. Oportunidades de trabalho acabam saindo da esfera de escritórios e empresas, podendo inclusive trabalhar como comentarista ou produtor de conteúdo em mídias como jornais, rádios e podcasts.
Leia também:
Direito Tributário
Esta área não é uma novidade, visto que sempre foi necessário que pessoas físicas e jurídicas se mantivessem em dia com suas obrigações legais se tratando de impostos, ainda mais agora com o alto poder de fiscalização com novas tecnologias.
Direito Digital
Constantemente crescendo – e rápido, o direito digital é ainda muito abrangente e pede muito exercício e pesquisa para ganhar corpo e robustez, mas com a aprovação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em 2018, já é perceptível a criação do crescimento da legislação acerca dos problemas ocasionados pelas novas tecnologias de comunicação.
Qual outra área da advocacia você acha que está ou estará em alta em breve? Deixe seu comentário abaixo!
Lorem ipsum dolor sit amet
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. A vestibulum diam tincidunt mi odio aliquam tellus aliquam dictum.