Advogado Correspondente: afinal, o que faz esse profissional?
Advogado correspondente é aquele que realiza uma série de serviços jurídicos, contemplando as mais diversas diligências forenses, como audiências trabalhistas, audiências penais, assembleia de credores, sustentação oral, protocolação de diversos documentos e muito mais.
Saiba mais sobre Marketing Jurídico: Como oferecer Seus Serviços Adequadamente.
O que é um Advogado Correspondente?
Um advogado correspondente ou então um correspondente jurídico é aquele profissional que realiza serviços jurídicos para empresas, escritórios de advocacia ou para advogados autônomos. Muitas vezes esses profissionais são procurados quando os clientes não possuem filial ou escritório na localidade necessária.
Uma das grandes vantagens para as empresas e para os escritórios é que ele não precisa estar ligado ao processo ajuizado como representante jurídico direto dos clientes do escritório. Basta ele estar apto para realizar as atividades em prol desse cliente a partir de um ato de contratação pelo patrono original da causa.
Advogados correspondentes podem realizar uma série de diligências forenses desde que possuam aptidão para isso. Para a execução de muitos dos serviços forenses é necessário que ele porte a carteira da OAB da UF em questão, comprovando bacharelado na profissão. Diligências menos complexas podem ser executadas, inclusive, por estudantes de direito que já possuam a carteira da OAB.
Quais são os Benefícios de Contratar um Advogado Correspondente?
Devido às magnitudes do nosso país, muitas vezes nos encontramos com o desafio da capilaridade, que é a possibilidade de atender clientes em diversas localidades. E é aqui que a correspondência jurídica ganha espaço.
O escritório tem a possibilidade de enviar seus advogados para realizarem atos jurídicos em outros estados mas, segundo a OAB, há um limite de atuação. Uma das grandes vantagens de contratar um advogado correspondente é atuar em diversos territórios sem ter que ter uma estrutura física em cada local.
No Brasil, para que o advogado possa realizar atos jurídicos, ele precisa estar inscrito no Conselho Seccional da OAB onde for estabelecido domicílio profissional. Com essa inscrição o advogado estará apto a atuar em todo o território nacional. De forma livre no estado em que estiver inscrito originalmente e de forma controlada nos demais estados, podendo agir como representante jurídico sem ter necessidade de inscrição em outras UFs, em até 5 causas por ano.
A partir da sexta intervenção judicial, o advogado precisará realizar uma inscrição suplementar ao Conselho daquele estado, e deverá pagar uma nova anuidade profissional. As anuidades do estado de origem e do novo estado são diferentes, já que os valores diferem de estado para estado. Para saber como Advogar em Outros Estados, clique aqui.
Sendo assim, a escolha é clara: ou será necessário pagar diversas anuidades para atuar em diferentes locais ou você repassa as demandas para advogados correspondentes. A contratação desses profissionais gera maior celeridade para as rotinas burocráticas dos órgãos judiciários. Isso porque possibilita que o escritório tenha maior atuação sem ter que deslocar nenhum funcionário para comparecer a um ato. Além disso, não tem que se preocupar com anuidades da OAB em outros locais, nem com gastos frequentes de deslocamento.
O que é Necessário para ser um Advogado Correspondente?
Podemos encontrar na internet diversos grupos dedicados à Correspondência Jurídica, principalmente em redes sociais. Nesses grupos, os profissionais precisam expor os seus currículos profissionais e principais áreas de atuação para uma rede de possíveis contratantes interessados.
Outra opção possível é associar-se aos escritórios de outras unidades para efetuar ocupação na localidade do seu domicílio profissional. Ou então, tentar a contratação direta em empresas de profissionais liberais especializadas nessas intermediações.
Outra maneira de tornar-se um Advogado Correspondente é cadastrar-se em sites e plataformas que conectam empresas, escritórios, advogados autônomos a correspondentes jurídicos. Essas empresas, como a própria DOC9, são responsáveis pela contratação, negociação de valores e também pelo controle da execução dos serviços contratados. Se você deseja fazer parte da nossa equipe de correspondentes DOC9, solicite contato aqui.
Quais aspectos tenho que considerar ao contratar um Advogado Correspondente?
Normalmente, o ato de contratar advogados correspondentes é decidido em cima da hora do ato judicial, às vezes para solicitações que são de caráter urgente. Mesmo assim, existe uma série de aspectos importantíssimos que precisam ser considerados na hora de contratar um Correspondente Jurídico, como:
Capacidade de Comunicação
Esse quesito é essencial para garantir que o profissional estará acessível e disponível quando for necessário qualquer comunicação ou questionamento. Uma boa comunicação é essencial para evitar problemas ao longo da execução das diligências.
Ética
O código de ética da OAB já define muito bem quais são os deveres e as obrigações dos advogados e um deles é atuar com ética. Além disso, não se esqueça: qualquer conduta que não seja correta poderá acarretar em prejuízos irreversíveis para a reputação do seu negócio.
Qualificação
Outro ponto essencial na hora de contratar um advogado correspondente é conhecer a forma com que ele trabalha. Um profissional mal preparado pode botar em risco qualquer processo. Para conhecer a qualificação profissional de um correspondente jurídico, você pode consultar o Linkedin e verificar qualificações, experiências e certificados.
Como posso Contratar um Advogado Correspondente?
Contratar correspondentes jurídicos exige tempo e paciência, pois é necessário investir em pesquisa para encontrar profissionais capacitados. Após essa pesquisa, é necessário que o contratante negocie valores com o advogado correspondente selecionado. Portanto, contratar a DOC9 é uma boa opção para fugir de transtornos. Acredit:, estamos há mais de 10 anos no mercado jurídico, trabalhando diariamente com esse tipo de diligência.
Além da captação dos correspondentes jurídicos, a nossa equipe também realiza a gestão da nossa rede de Advogados Correspondentes. Todos os profissionais que pertencem a esta rede passam por um ciclo de desenvolvimento e aprimoramento, desde a sua entrada. Os nossos Advogados Correspondentes parceiros são constantemente avaliados pelo nosso ranking, uma nota de qualidade composta pelas diligências executadas. Nessa nota avaliamos entrega, qualidade e comportamento.
Se você quiser facilitar a sua rotina, sem ter mais que negociar valores, ou então contratar advogados correspondentes, você pode agendar uma conversa com um dos nossos especialistas, através do nosso formulário de contato.
Quem pode Contratar um Advogado Correspondente?
Os serviços de correspondência jurídica podem ser contratados para qualquer área do direito, podendo englobar atos cíveis, penais, trabalhistas, assembleias de credores e também sustentações orais. E além disso podem satisfazer as necessidades de empresas, de escritórios de advocacia e também de advogados autônomos.
Para Empresas
Uma forma de desafogar a sua equipe jurídica é o repasse de diligências forenses para Advogados Correspondentes. Realizamos o controle e a gestão de diligências jurídicas garantindo uma execução padronizada, permitindo que as equipes jurídicas possam focar em atividades de cunho estratégico. Uma situação bem comum que encontramos nas empresas é a necessidade de deslocamento que os funcionários enfrentam sempre que precisam representar a empresa em atos jurídicos.
A terceirização de demandas forenses é uma solução para quem deseja atuar em todo o território nacional sem ter que deslocar continuamente seus funcionários para a realização de diligências forenses.
Para escritórios de Advocacia
A correspondência jurídica também se mostra uma ótima opção para escritórios de advocacia, pois permite que os advogados do escritório possam atuar nas etapas mais complexas dos processos, como a construção de peças e análises específicas dos casos. O repasse de diligências para empresas de logística forense permite que a equipe seja liberada de tarefas burocráticas e também elimina a necessidade de negociações constantes com correspondentes jurídicos. Isso porque possuem planos definidos, eliminando surpresas na hora de negociar.
Para Advogados Autônomos
Muitos advogados ainda são descrentes que a correspondência jurídica pode ser uma boa solução para profissionais autônomos, mas a verdade é que ela pode ser considerada como uma divisora de águas para esses casos, porque permite que o advogado autônomo consiga focar na prospecção de clientes ao invés de dedicar-se a atividades burocráticas. O repasse de diligências forenses para Advogados Correspondentes pode ser uma boa saída para distribuir as demandas com outros profissionais, sem ter que abrir mão da carreira empreendedora.
Hoje, já possuímos em nosso hall de clientes mais de 3 mil negócios diferentes, sendo esses grandes, médias e pequenas empresas, diversos escritórios de advocacia espalhados por todo o território nacional, explorando matérias trabalhistas, cíveis, penais e também casos de profissionais autônomos que optaram por terceirizar as suas demandas.
Para Quais Serviços Posso Contratar um Advogado Correspondente?
Você pode contratar um Advogado Correspondente para executar as mais diversas demandas de diligências jurídicas, sejam elas complexas ou serviços mais simples. Vejamos alguns exemplos de diligências que são da alçada de um correspondente jurídico:
Cópias de Processos Forenses
Advogados correspondentes podem realizar cópias de processos forenses, sendo eles digitais ou processos físicos, neste caso é necessário que o correspondente jurídico se desloque até o local onde o processo tramita para realizar as cópias, e para os casos de processos eletrônicos, o advogado precisará acessar o site do órgão judiciário em questão. Saber mais!
Audiências
Advogados correspondentes também podem ser considerados aptos para realizar audiências atuando tanto como advogado do processo como preposto. Para tal, o advogado precisa ter conhecimento do processo, bem como ter instruções delimitadas do cliente referente a valores, a possíveis acordos, entre outras peculiaridades existentes. Saber mais!
Protocolação de Documentos
Outro serviço forense que Advogados Correspondentes executam com frequência é o de protocolação de documentos. Para tal, o solicitante precisa emitir um documento dando a permissão para que o Advogado Correspondente possa executar o protocolo em determinado local.
Demais Diligências
Na verdade, um Advogado Correspondente está apto para realizar as mais diversas diligências jurídicas. Ele pode realizar a retirada de documentos processuais, solicitar cópia de magistrado, realizar degravações de audiências, retirada de alvarás, entre outros. Saber mais!
O principal objetivo das empresas ao contratar um serviço especializado em logística forense vai muito além de reduzir custos, o intuito principal costuma ser a melhoria de processos e a facilidade que a terceirização proporciona, porque ela permite que as equipes possam focar em atividades mais estratégicas e mais robustas, agregando valor ao produto de fato.
Quais são os diferenciais da DOC9?
O principal motivo que faz da DOC9 a maior empresa de logística forense do Brasil é o alinhamento de três fatores: segurança, qualidade e facilidade. Chamamos esses três fatores de pilares DOC9, porque os três possuem a mesma importância e são a sustentação do nosso serviço.
O controle e a gestão das diligências jurídicas passa por um processo “antes, durante e depois da diligência”, isso pois ele não é iniciado apenas no momento que o cliente solicita o nosso serviço via portal DOC9, ele é iniciado antes disso, na captação de Advogados Correspondentes de qualidade.
Antes
Antes do nosso cliente abrir a solicitação no nosso portal, já realizamos um processo de captação e treinamento de correspondentes jurídicos, através de entrevistas iniciais, treinamentos e acompanhamento dos advogados correspondentes. Ou seja, para um advogado correspondente estar apto a realizar os serviços da DOC9, ele precisa passar por uma série de testes e de treinamentos iniciais.
Durante
Durante a realização da diligência, possuímos equipes totalmente dedicadas à gestão dos serviços forenses, repassando orientações e informações de cada tipo de processo para os nossos advogados correspondentes. Aquele problema de ter que ficar cobrando o advogado correspondente para que entregue o serviço no prazo, não é mais responsabilidade do cliente, essa parte burocrática é executada pela DOC9. E além disso, todos os nossos serviços passam por uma etapa de auditoria interna, onde a nossa equipe verifica se a diligência está de acordo com o que foi combinado.
Depois
Após a diligência ser entregue, todos os pedidos do mês ficam centralizados em um pagamento único, extinguindo aquela necessidade de realizar pagamentos separados para cada advogado correspondente diferente. Os nossos clientes pagam apenas pelos serviços executados e sempre no mês subsequente a entrega da diligência.
Solicitar Contato
Quer saber mais sobre as vantagens que você pode adquirir ao repassar suas diligências forenses para a DOC9? Basta preencher o formulário ao lado para conversar com um dos nossos especialistas, iremos encontrar a melhor solução para o seu tipo de negócio.
Lorem ipsum dolor sit amet
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. A vestibulum diam tincidunt mi odio aliquam tellus aliquam dictum.