a doc9 informa a seus clientes, parceiros e potenciais clientes sobre uma mudança crítica que impactará a rotina de acesso a todos os sistemas do Poder Judiciário brasileiro.
Conforme determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e amplamente divulgado por entidades como a OAB-MT e o TRT-5, a partir do próximo dia 03 de novembro, o login no PJe (Processo Judicial Eletrônico) e em outros serviços digitais dos tribunais exigirá, obrigatoriamente, o uso do Múltiplo Fator de Autenticação (MFA), também conhecido como autenticação em duas etapas.
O que muda na prática?
A medida, estabelecida por normativos como a Portaria CNJ n. 140/2024, visa reforçar a segurança dos sistemas e proteger os dados contra ameaças cibernéticas. Isso significa que se a sua operação não estiver preparada para atender tais padrões de segurança, ela vai travar!
Na prática, advogados, peritos e demais usuários externos, além de utilizarem seu método de login atual (seja certificado digital ou usuário/senha), deverão validar o acesso através de um segundo fator de autenticação (2FA ou MFA). Este segundo fator geralmente é um código temporário de 6 dígitos gerado por um aplicativo autenticador (como Google Authenticator, Microsoft Authenticator ou FreeOTP) instalado em um dispositivo.
Cliente Whom.doc9 pode ficar tranquilo sobre a novidade
Apesar dessa nova etapa de verificação manual representar um novo desafio operacional para o dia a dia de escritórios e departamentos jurídicos, podendo gerar lentidão, interrupções em fluxos de trabalho e dificuldades no acesso automatizado.
Para quem já é cliente da solução Whom.doc9 isso não será uma questão, já que ela já está adaptada aos padrões de segurança 2FA exigido pelos tribunais, sem gerar lentidão, sem filas.
Recomendamos que todos os usuários se preparem para a nova exigência, mas reforçamos que os clientes Whom.doc9 não serão afetados por esta mudança operacional.
E para quem ainda não é cliente Whom.doc9
O Whom.doc9 garante o acesso com concessões personalizadas aos usuários e o controle total da gestão de acessos para os administradores, promovendo segurança incomparável no compartilhamento de certificados digitais.
A única solução do segmento capaz de evitar totalmente esses impactos e bloqueios, garantindo a continuidade e a eficiência dos fluxos de trabalho sem interrupções.
Faça como os mais de 50 mil usuários ativos que utilizam a solução mais segura para a gestão de certificados digitais.
Confira os benefícios com o Whom.doc9
Oferecemos segurança e proteção dos dados, sem impactar na produtividade do seu negócio.
→ Única do segmento que oferece testes de vulnerabilidade e criptografia avançada para a concessão de acessos.
→ Controle total, com rastreabilidade e histórico detalhado dos acessos.
→ Segurança digital com a eliminação de riscos de peticionamentos ou assinaturas não autorizadas.
→ Compatível com sistemas PJe e Eproc e abrangência de acessos para mais de 800 sistemas jurídicos e administrativos.
→ Solução adaptada aos padrões de segurança 2FA exigido pelos tribunais, sem filas.
Não perca tempo! Potencialize o crescimento do seu negócio com a tecnologia e segurança do Whom.doc9
Mais informações sobre as mudanças a partir de 03 de novembro de 2025:
Site do portal PJe TRT 5º
Boletim OAB-MT





