5 livros de direito que todo advogado deveria ler
A leitura é um hábito que se você não possui, acaba desenvolvendo quando entra para a faculdade de direito. Afinal, a área é conhecida também pela sua vasta coleção de obras literárias. Separamos alguns livros que permeiam entre diversas áreas dentro do direito.
Pelo menos um dessa lista todo advogado deveria ler, independentemente do seu momento na carreira. Confira quais e os porquês.
Justiça – Michael J Sandel
A primeira indicação de livros de direito mostra que a Justiça vai muito além da diferenciação de igualdade x desigualdade. Utilizando teroias filosóficas antigas, retrata através de cases atuais os osbtáculos no caminho para alcançar a Justiça. Portanto, esse é um livro que vai estimular bastante as reflexões do público durante sua leitura.
O povo contra O.J Simpson – Jeffrey Toobin
Esse livro retrata o desenrolar do caso verídico do ex-jogador de futebol americano James Simpson, acusado de assassinar sua esposa. Na obra é possível identificar as diversas fases de um julgamento e quais foram as estratégias utilizadas tanto pela defesa quanto pela acusação. Também é interessante observar durante a leitura o quanto a opinião popular e a mídia podem pressionar o judiciário. O livro recebeu adaptação na forma de documentário e está disponível no Netflix.
Crime e Castigo – Fiodor Dostoievski
Apesar de ser uma leitura considerada difícil, é um romance fundamental da literatura ocidental que vale a pena conhecer. A obra permeia pela psicologia e retrata a luta constante do consciente e do subconsciente. A personagem principal, ao mesmo tempo em que tenta justificar, socialmente, que não cometeu um crime, mas sim um favor à sociedade.
A metafísica dos Costumes – Immanuel Kant
Para quem aprecia a filosofia também pode gostar desse livro de Kant, que continua o debate da questão moral e ética mas dando ênfase no âmbito jurídico. Nessa obra o autor destaca as características das normas jurídicas e no que elas diferem das normas éticas mas se complementam em normas morais.
A firma – John Grisham
Esse conta a história de de Mitch, jovem advogado que é convidado para trabalhar em um grande escritório de advocacia que lhe proporciona uma excelente remuneração. Em determinado momento Mitch descobre que a firma esconde segredos assustadores, porém, ele terá de fazer de tudo para não entregar. Apesar de ter sido publicado nos anos 90 a história retrata características ainda atuais das firmas americanas.
Quais livros dessa seleção você já leu?
Se você gosta de entretenimento voltado para a área de direito, leia também:
- 4 lições para aprender com Annalise Keating, de How to get Away with Murder – sem spoilers
- Como ser um advogado Harvey Specter
- Séries e Filmes para melhorar sua Oratória
Livros de direito que todo advogado deveria ler:
- Justiça
- O povo contra O.J. Simpson
- Crime e Castigo
- A metafísica dos costumes
- A firma
Lorem ipsum dolor sit amet
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. A vestibulum diam tincidunt mi odio aliquam tellus aliquam dictum.