Tecnologia Ou Qualidade: Como Contratar um Advogado?
Em um ambiente cada vez mais tecnológico e colaborativo, não são poucas as empresas que querem replicar o tão bem sucedido modelo da Uber em diferentes mercados. No Direito não é diferente, empresas que se enquadram nas chamadas Lawtechs prometem unir clientes e advogados com base em avaliações estruturadas e notas que variam de acordo com a percepção de cada usuário.
Em um sistema de leilão, a qualificação e o preço ofertado são os critérios de ponderação, utilizados para o escoamento de trabalhos jurídicos aos mais diversos tipos de profissionais. E qual o resultado dessa nova prática?
Percepção Dicotômica
A ideia de que os operadores do direito podem ser categorizados por meras avaliações, esbarra, em uma primeira análise, na subjetividade da definição individual do que é qualidade para cada um dos contratantes. Em outras palavras, o que pode ser bom para um pode ser ruim para outro, e é nessa percepção dicotômica que empresas e escritórios de advocacia se diferenciam. Como saber se alguém bem avaliado é preparado para determinado caso, que trata de determinada matéria específica, a ponto de conduzir de forma satisfatória as demandas que lhe são repassadas? As chances de erro aumentam em muito quando a contratação acontece “no escuro”, sem a devida estruturação de cada caso específico.
Confiabilidade
No que tange aos ditos serviços forenses, realizados na sua maioria por advogados correspondentes, a tecnologia vêm ganhando um importante espaço na estruturação de fluxos mais inteligentes, no que se refere ao escoamento de informações relevantes e na preparação destes profissionais. A DOC9, empresa líder nesse seguimento, acredita que a avaliação de seus parceiros (os quais compõem uma rede de mais de 3000 correspondentes cadastrados) é importante mas não garante, por si só, a segurança e qualidade que seus clientes precisam. Foi com base nessa percepção que a empresa não só redobrou os seus esforços na captação, treinamento e desenvolvimento de bons profissionais, como também implementou novas formas de conduzí-los.
Pioneirismo Tecnológico
A organização foi pioneira no monitoramento por geolocalização de seus parceiros audiencistas, que utilizam o aplicativo da empresa para fazerem Check-in pelo menos uma hora antes da realização do ato. O Diretor Executivo da DOC9 explica que mesmo com todo este processo de seleção, treinamento e condicionamento dos parceiros para a correta consecução dos serviços, situações imprevisíveis podem ocorrer, e, dessa forma, torna-se essencial o emprego do que há de mais moderno para prevenção de falhas e problemas.
Ideias como estas não só atentam para a necessidade de ainda serem consideradas as análises subjetivas que norteiam os serviços jurídicos, como também apontam para uma direção clara: na dúvida entre escolher tecnologia ou qualidade, fique com os dois!
Quer saber mais sobre inovações tecnológicas que podem revolucionar o mundo jurídico, como o metaverso? É só acompanhar de perto as novidades que a Doc9 tem para você.
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