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Como fidelizar clientes na Advocacia

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Hoje há tantos advogados e escritórios de advocacia no mercado, que é muito difícil manter os mesmos clientes durante certo tempo. Isso se deve principalmente à saturação do mercado e a falta de relacionamento entre o cliente e advogado, a mistura dos dois fatores mais a facilidade de encontrar advogados no mercado torna a fidelização de clientes algo trabalhoso, ainda mais se ocorre algum problema durante um processo, mas com toda certeza é recompensador. Então, resolvemos separar algumas dicas de como fidelizar clientes na advocacia.

Como Fidelizar Clientes na Advocacia

É interessante entender que fidelizar clientes na advocacia não se trata apenas da realização adequada dos serviços, é necessário ter uma estratégia e saber interagir com as pessoas. Trabalhar em cima do cliente antes, durante e depois da prestação de seus serviços, algo que muitos advogados não se dão o trabalho e por isso acabam perdendo muitos clientes. Acima de tudo, para fidelizar clientes na advocacia, é preciso ter diferenciais.

como fidelizar clientes na advocacia advogado correspondente jurídico doc91 – Crie um Bom Relacionamento com seu Cliente

Este ponto é muito importante, principalmente no primeiro contato. Evite agir com arrogância ou descaso mesmo vendo que talvez a pessoa não se torne um cliente, tente ser cordial e paciente, afinal se o cliente sair do seu escritório se sentindo bem tem grande chance de voltar em outro momento que necessite.

Também é muito importante ser transparente, deixar claro tudo que está sendo realizado e o que irá realizar no momento que começar a trabalhar com o cliente, afinal ninguém gosta de surpresas desagradáveis. Advogados impulsivos que atuam sem a conscientização do cliente acabam sendo mal vistos, tanto pelos clientes quanto pelos colegas.

Outro fator importante em como fidelizar clientes na advocacia é ser extremamente explicativo, a cada medida tomada e cada passo dado conversar com o cliente sobre para sempre mantê-lo informado, assim tornando tudo mais transparente e evitando que o cliente pense que há algo a mais por traz que ele não saiba. Além disso tudo, irá existir também a sensação de progresso naqueles casos mais demorados, assim, tranquilizando o cliente.

2 – Traga conforto para o cliente

Isso pode parecer estranho, mas como já diria Bruce Lee “Seja como a água”: Se adapte as necessidades de seu cliente e em todas as tarefas que não há necessidade de burocracia (documentações e papeladas), seja informal e direto com o mesmo. Converse como se estivesse conversando com um amigo quando for explicar certas coisas, muitas vezes linguagem jurídica é um pouco ameaçadora para pessoas que não são do meio. Pergunte ao seu cliente a maneira como ele prefere agir, não são todos que gostam de uma conversa mais informal, e assim comece a fazer o que ele prefere. Ofereça contato por aplicativos como Whatsapp ou até por e-mail, principalmente quando for dúvidas simples que podem ser respondidas rapidamente.

Também é interessante investir no conforto físico do cliente em seu escritório. Prepare sua sala adequadamente, caso tenha uma sala de espera vale a pena investir nela também. É interessante ter opções de bebidas como água, chá e café, uma televisão na sala de espera também é interessante, assim trazendo mais conforto e distração durante a espera.

como fidelizar clientes na advocacia advogado correspondente jurídico doc93 – Seja ágil

Como foi dito anteriormente, muitos processos demoram para serem concluídos, muitas vezes podendo dar a impressão de estagnação. Por isso é muito importante realizar tudo que é possível o mais rápido possível, por mais que seja complicado. Isso fará com que o cliente veja seus esforços e fique menos ansioso. Claro que não é uma tarefa fácil, afinal até os menores escritórios possuem um alto fluxo de demandas, então é necessário aprender a administrar melhor seu tempo e organizar o fluxo de seu trabalho. Não esqueça que a tecnologia é uma grande aliada para a realização destas tarefas.

4 –  Ofereça Brindes e Cortesias

É interessante dar para seus clientes ao sair de seu escritório uma lembrança simples, uma caneta ou algum outro brinde que possa ser interessante. Também ofereça descontos em caso de primeira contratação ou um serviço extra gratuitamente ou com um preço baixo. E caso seja um cliente que já realizou diversas contratações, nada mais justo que presentes, afinal eles lhe trouxeram lucro alto. Dê algo que não seja muito simples, também não precisa ser muito caro, como uma caneca ou garrafas, também alguns alimentos como chocolates são geralmente muito bem-vindos e quem sabe até um whisky ou vinho também possa agradar. O importante de presentear seus clientes é que eles sempre vão ter algo para lembrar de você, um presente mesmo que pouco usado, sempre traz lembranças boas.

5 – Mantenha um atendimento de qualidade

Junto com manter um bom relacionamento você precisa atendê-lo com alta qualidade. Padronize o seu atendimento e de seu escritório, por e-mail e por telefone. Tenha um roteiro pré-pronto (porém adaptável para cada situação) para facilitar e ajudar na hora do atendimento, também sempre seja o mais claro e direto possível, sempre mantendo a cordialidade e boa educação.

Caso o primeiro contato não seja por e-mail ou por telefone, você deve prestar muita atenção em sua linguagem corporal. A linguagem corporal traz muito impacto, então é preciso sempre se manter ereto, mantendo contato visual e sempre sorrindo, assim trazendo sensação de confiança e atenção.

como fidelizar clientes na advocacia advogado correspondente jurídico doc96 – Não faça promessas impossíveis

Cuide o que você irá prometer para seu cliente, muitas vezes o fluxo de trabalho é alto (ainda mais para advogados correspondentes que não possuem uma equipe). Para realizar tarefas impossíveis você pode acabar comprometendo outras tarefas, além de não concluir o que você prometeu. Isso pode ocasionar um efeito dominó trazendo diversos problemas para diversas outras tarefas. Sempre deixe seus prazos claros e faça uma análise constante do que você precisa realizar.

Inicialmente fidelizar clientes na advocacia parece algo simples que envolve apenas a boa prestação do serviço, porém é evidente que há milhares de outros advogados, empresas e escritórios que fazem o mesmo. Isso deve se elevar mais do que apenas uma simples prestação de serviços e sim de relação pessoal, conforto, produtividade e o principal: ser diferente.

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