27/04/2018doc9

Tudo o Que Você Precisa Saber Para Montar o Seu Escritório de Advocacia

Ter um negócio próprio é um dos principais objetivos de um profissional liberal. Com o objetivo de ser mais independente e ter mais liberdade de escolha, muitos advogados optam por abrir o seu próprio Escritório de Advocacia.

Para tirar esse projeto do papel, o profissional precisa se planejar, e se preparar para entrar em um mercado acirrado, que é hoje o da advocacia. Um bom planejamento irá definir diversos resultados no futuro. Nessa fase temos momentos como: decidir se irá procurar ou não um sócio, qual será o foco de atuação, onde será o local do escritório, entre outros fatores, como conhecimento em gestão, projeção financeira e atendimento ao cliente.

Escritório de Advocacia: O que é necessário para empreender?

Tudo o Que Você Precisa Saber Para Montar o Seu Escritório de Advocacia - Correspondente Jurídico DOC9

Primeiramente, para abrir um escritório de advocacia, você precisa ter sido aprovado no exame da OAB, segundo a lei nº6.839/1980. Depois disso, precisamos pensar no registro do escritório. Para tal, faz-se necessária uma pesquisa prévia para verificar se não existe outro escritório ou outra empresa com o nome semelhante ao escolhido, para tal, você irá poder recorrer ao INPI (Instituto Nacional de Patentes Industrial) para consultar registros de marcas e patentes. Além disso, você precisará proceder com outros registros:

  • Registro individual ou enquadramento como empresa: Junta Comercial do Estado
  • Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, para aquisição do CNPJ: Receita Federal
  • Alvará de funcionamento: Prefeitura do local
  • Cadastro da empresa e dos seus responsáveis legais: Previdência Social
  • Registro da empresa: Caixa Econômica Federal
  • Autorização de funcionamento: Corpo de bombeiros
  • Registro de Contrato Social: OAB

Passo a Passo Para a Montagem de um Escritório de Advocacia

Tudo o Que Você Precisa Saber Para Montar o Seu Escritório de Advocacia - Correspondente Jurídico DOC9

Além dos registros e permissões burocráticas, o seu empreendimento precisa ser bem planejado, a fim de evitar problemas com investimento e com custos. Para tal, separamos 3 itens importantes de serem observados na construção do seu negócio.

1- Planejamento

Tudo o Que Você Precisa Saber Para Montar o Seu Escritório de Advocacia - Correspondente Jurídico DOC9

O planejamento deve ser a primeira fase do seu projeto. Você precisa conceber o seu plano de negócios, descrevendo assim o seu escritório em detalhes a fim de traçar estratégias que sustentem a sua operação no futuro.

Uma prática essencial é realizar a análise de seus concorrentes, a fim de entender como eles trabalham e como eles se posicionam no mercado. Com isso, você poderá elencar os seus diferenciais para a futura prospecção.

O seu plano de negócios precisa conter:

a) Qual será a localização do seu escritório;
b) Quantas pessoas trabalharão nele;
c) Quais são os potenciais clientes que a sua equipe irá trabalhar;
d) Como se dará a prestação dos seus serviços;
e) Como se dará a sua estratégia para a captação e prospecção de novos clientes.

2- Investimento

Tudo o Que Você Precisa Saber Para Montar o Seu Escritório de Advocacia - Correspondente Jurídico DOC9

Com o plano de negócios desenvolvido, você poderá ter uma visão de quanto terá que investir para tirar a sua ideia do papel. Atualmente, existem diversas facilidades e oportunidades de investimento para quem está começando um novo negócio.

Se você não tem o investimento necessário, ou se não julga ideal comprar um imóvel para montar o seu negócio, pode optar pelas estruturas de coworkings e de escritórios compartilhados, que fornecem um bom espaço a um custo bem inferior a aquisição de novos imóveis e novos equipamentos.

3- Identificar Se Há Necessidade de Financiamento

Tudo o Que Você Precisa Saber Para Montar o Seu Escritório de Advocacia - Correspondente Jurídico DOC9

Ao montar o seu escritório, você terá que pensar nos custos de aquisição, bem como custos até o seu negócio estar bem posicionado no mercado. Se você não possui um capital de reserva, que possa ser utilizado como capital de giro, faz-se necessário o questionamento sobre ter ou não um financiamento.

Caso você opte por um financiamento, terá que procurar os melhores meios para adquirir credito a juros justos e acessíveis. Montar um escritório de advocacia é um investimento alto, que necessita de retorno, se não tiver, ele não vale a pena. No seu plano de negócios, você precisa estabelecer qual será o prazo de retorno necessário. A média do retorno do mercado jurídico é de 6 anos para, então, obter lucros.

Empreender no mundo jurídico não é fácil, precisamos seguir alguns passos burocráticos, mas necessários, como ditos acima. Esperamos que esse material lhe ajude na montagem do seu Escritório de Advocacia.

Tudo o Que Você Precisa Saber Para Montar o Seu Escritório de Advocacia

Lorem ipsum dolor sit amet

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. A vestibulum diam tincidunt mi odio aliquam tellus aliquam dictum. 

SAIBA MAIS

Compartilhe:

MAIS CONTEÚDOS PARA VOCÊ

Recompensa em Dinheiro

LEIA MAIS

Saiba Como um Advogado Correspondente pode Facilitar a Rotina da sua Empresa

LEIA MAIS

Robôs Extinguirão as Carreiras Jurídicas! Só que não

LEIA MAIS
Assine a Newsletter e fique por dentro das novidades.