23/09/2018doc9

Seguradoras: Por que devo Contratar Advogados Correspondentes

Seguradoras: Por que devo Contratar Advogados Correspondentes

A rotina de trabalho de setores jurídicos de grandes empresas normalmente é tumultuado e cheio de atividades que não agregam valor, como o controle de diligências jurídicas que são repassadas para advogados correspondentes ou para advogados da própria empresa. Encontramos diferentes situações quando conversamos com nomes renomados no setor de seguros, mas o que não muda é a falta de conhecimento dos riscos financeiros que esses setores enfrentam. Saiba mais sobre Desafogar o Setor Jurídico da sua Empresa com o Repasse de Diligências.

Vamos analisar esses dois principais cenários: o repasse de diligências para Advogados Correspondentes Avulsos e o repasse para Advogados da empresa.

Cenário 01: Repasse para Advogados Correspondentes Avulsos

Seguradoras: Por que devo Contratar Advogados Correspondentes

Nesse cenário, normalmente a empresa realiza a contratação de correspondentes avulsos, onde possui uma lista de advogados de confiança e realiza o pagamento das diligências de forma separada, para que não haja o risco de vínculo trabalhista com esses correspondentes. Os problemas que encontramos nesse tipo de prática é a falta de previsibilidade e também a falta de padronização de atendimento.

Com a contratação de diferentes tipos de correspondentes, é praticamente impossível realizar uma previsão exata dos gastos dedicados aos serviços jurídicos. Cada advogado correspondente pratica um valor diferente, e possui um determinado modelo de atuação, alguns exigem que o pagamento seja realizado antes da diligência, outros que pelo menos o pagamento parcial seja realizado antes da diligência e que o restante seja pago depois da realização dela, e outros pequenos casos aceitam que o pagamento da diligência seja realizado após o ato.

Com isso, possuímos o problema de pagamentos avulsos, que exigem uma organização muito rígida da equipe, para que todas as diligências sejam pagas conforme o combinado. Sem contar que o setor se torna totalmente dependente dos Advogados Correspondentes, sem haver nenhuma garantia, como um seguro para erros cometidos, por exemplo.

Fora o problema de pagamento, o repasse para correspondentes avulsos também traz para a empresa a falta de padronização dos prestadores de serviços. Há diversos tipos de profissionais, que estão em diferentes momentos da carreira, alguns com mais experiências na realização de atos judiciais e outros sem nenhuma experiência. Nesses casos, a equipe jurídica precisa garantir que os correspondentes estejam preparados para realizar as diligências, e precisam repassar diversas vezes as orientações para que tudo saia conforme o combinado.

Cenário 02: Repasse para Advogados da própria empresa

Seguradoras: Por que devo Contratar Advogados Correspondentes

Outro cenário possível é quando os serviços forenses são realizados por advogados contratados da própria empresa. Para esse caso, não possuímos nenhum dos problemas citados acima, porque o pagamento é realizado através do salário, já que a realização desse tipo de serviço é especificada como uma atribuição da função desses funcionários. E o problema de padronização também é eliminado, uma vez que os advogados possuem o vínculo direto com a empresa, logo, conhecem bem os processos e têm total conhecimento do que precisa ser executado.

O problema decorrente desse caso é o desperdício do conhecimento dos funcionários para a realização de serviços forenses. Já presenciamos casos onde a empresa, por medo da falta de qualificação de profissionais avulsos, dedicava mais de 20 funcionários para a realização das diligências. Milhões de reais são investidos para que os funcionários consigam cumprir as diligências. E aqui não falamos apenas no salário, mas de gastos com transporte, com hospedagem, fora riscos trabalhistas atrelados a essas viagens e também o desperdício de dinheiro advindo da má utilização desses funcionários, que poderiam estar sendo utilizados para casos mais estratégicos, do que simples diligências jurídicas.

Seguradoras: Por que devo Contratar Serviços Forenses

Seguradoras: Por que devo Contratar Advogados Correspondentes

A solução existente para os dois cenários acima é a troca para um único player, capaz de realizar o controle e a execução das diligências jurídicas. Isso porque um único player centraliza o pagamento das diligências e evita o problema dos pagamentos avulsos e adiantados. Um único player é capaz de ter uma rede de parceiros de qualidade, possuidores de um padrão pré-estabelecido, garantindo que as diligências sejam realizadas com uma qualidade acima da média esperada.

Solicitar Contato

Quer saber como você pode economizar e ainda facilitar as suas rotinas jurídicas? Nós podemos contar como, para isso, preencha o nosso formulário ao lado para solicitar contato!

Lorem ipsum dolor sit amet

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. A vestibulum diam tincidunt mi odio aliquam tellus aliquam dictum. 

SAIBA MAIS

Compartilhe:

MAIS CONTEÚDOS PARA VOCÊ

Recompensa em Dinheiro

LEIA MAIS

Saiba Como um Advogado Correspondente pode Facilitar a Rotina da sua Empresa

LEIA MAIS

Robôs Extinguirão as Carreiras Jurídicas! Só que não

LEIA MAIS
Assine a Newsletter e fique por dentro das novidades.