Por que você precisa se reinventar na advocacia?
Já é de conhecimento geral que o mercado jurídico é extremamente saturado, o que não se refere a má qualidade dos profissionais mas sim a falta de inovação e equidade entre a maioria. Uma grande quantidade de profissionais não traz novidade para o mercado e acabam não tendo o sucesso que esperavam no início de suas carreiras. Essa frustração é esperada do ponto de vista de externo, já que a advocacia, na mentalidade de muitos profissionais, é um meio engessado e pouco maleável, mas é ai onde o maior erro está. Por que você precisa se reinventar na advocacia?
Por que você precisa se reinventar na advocacia?
A resposta para essa pergunta, em uma visão mais superficial, é muito simples: destaque! Sim, a reinvenção faz você se destacar no mercado, não só como empresa (no caso de escritórios) mas também como indivíduo (no caso de advogados autônomos). A rotina e o conforto acabam se tornando o maior inimigo de quem precisa de novos olhares, é necessário ver outros caminhos para você se reinventar.
Existem dois grandes passos, que causam maior impacto, necessários para se reinventar na advocacia, aderir a tecnologia e focar no atendimento. Quando falamos de tecnologia, não falamos do uso de e-mails e agendas digitais durante seu dia a dia, o conceito de tecnologia pode parecer um pouco amplo, mas quando falamos para inserir tecnologia em sua rotina jurídica falamos de algo um pouco mais complexo. Para pequenos escritórios e advogados independentes isso pode ser distante, porém para grandes escritórios, aderir a tecnologia é extremamente essencial atualmente. Um sistema integrado e que se adapte a necessidade dos clientes é o mínimo aceitável, métodos tradicionais ainda funcionam, porém não são práticos e nem produtivos.
Outro ponto impactante envolvendo a tecnologia é a automação de processos, não existe uma formula de automação que abrange todos os escritórios e profissionais já que a realidade de cada um é diferente, fazendo uma análise de sua realidade é possível trazer métodos automáticos, que além de eficientes são econômicos. O investimento em tecnologia não impacta apenas sua rotina mas como facilita para o cliente, trazendo um dinamismo que métodos tradicionais não trazem. A tecnologia por si só diz porque você precisa se reinventar na advocacia, não é necessário ir longe, veja empresas líderes de mercado e o investimento que realizaram em tecnologia.
Leia também:
- 5 Canais no Youtube sobre advocacia;
- 5 Dicas rápidas para sua linguagem corporal;
- Design thinking para organização pessoal.
O atendimento é outro ponto impactante que traz a inovação que o mercado precisa, geralmente o ato de se comunicar com escritórios de advocacia é semelhante aos bancos, um processo estressante e chato. É necessário se inspirar em empresas como o NuBank que trouxeram a tecnologia e o atendimento perfeito para o mercado e estão dominando o mercado de bancos digitais. O foco no cliente e no que ele espera é essencial, quando se entende a realidade do cliente e se realiza um engajamento para se adaptar a ela, o atendimento começa a se tornar uma arma poderosa. O exercício da empatia é constante, pense em como você gostaria de ser tratado e traga isso para seu dia a dia. O atendimento, como linha de frente, é o seu rosto e o rosto de seu escritório, faça o cliente se sentir acolhido e bem atendido, resolvendo problemas e mostrando o quanto ele é importante.
Outro exercício funcional é buscar referências fora da advocacia, como o Nubank usado de exemplo no parágrafo anterior. Se certa empresa se destaca em algum ponto, independente da área de atuação, é preciso aprender o que foi feito, como foi feito e como trazer para a sua rotina. Um dos maiores problemas do mercado jurídico é a falta de inspiração, como se a competitividade fosse tão grande que não é permitido olhar o que o concorrente está fazendo e como isso pode ser bom, faltando grandes referências de mercado no quesito de inovação. É importante analisar escritórios e advogados de sucesso, com carreiras consolidadas, é visível que já são profissionais mais experientes e atualmente não inovam, porém, observando o início de carreira de cada um a inovação foi a chave para decolarem, obviamente sendo necessário observar a época em que isso foi feito e como isso impactava no mercado daquele período. Você precisa se reinventar e reinventar o mercado jurídico, a estagnação gera atraso e decadência profissional, se manter na zona de conforto nunca foi a melhor solução, explore novos horizontes, o pior profissional é aquele que acredita que está no seu ponto máximo.
Lorem ipsum dolor sit amet
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. A vestibulum diam tincidunt mi odio aliquam tellus aliquam dictum.