09/12/2021doc9

Metaverso: inovação tecnológica pode revolucionar mundo jurídico

Você sabe o que é metaverso? O mundo virtual que promete ser o “futuro da internet” é, de fato, a aposta de diversas empresas de tecnologia. Aliás, ele é o motivo da mudança do nome do Facebook para Meta.

O metaverso é considerado o próximo capítulo tecnológico que vamos viver. Por isso, gigantes da tecnologia, como o Microsoft e Roblox, além do próprio Facebook estão apostando nessa nova realidade tecnológica. 

Esta realidade futurística é representada por um mundo virtual no qual as pessoas vão poder interagir e realizar atividades que vão de trabalho a compras e diversão, por exemplo.

Dessa forma, este promete ser o novo rumo da comunicação humana. Como resultado, essa evolução tecnológica que atinge o mercado de trabalho também tende a influenciar o mundo jurídico e suas práticas.

Assim, neste texto, você vai conferir um pouco mais sobre essas tendências tecnológicas. Então, boa leitura!

Metaverso mundo jurídico - Doc9
Foto: Freepik – www.freepik.com

Futurismo e a importância de trabalhar com futuros possíveis

“Futurismo: Audiências Virtuais e Metaverso – entenda como essas novas tecnologias podem revolucionar o mundo jurídico”. Esse foi o tema da palestra de Leonardo Toco, Chief Digital & Technology Officer (CTO) da Doc9 no LinkLei Global Summit.

Em sua palestra, ele tratou sobre as tendências tecnológicas, em especial o metaverso, e sua relação com o mundo jurídico. Para que pudesse contextualizar a importância desse tema, falou sobre o futurismo (que você verá mais abaixo).

Em virtude de tantas evoluções tecnológicas, é impossível prever com certeza como será o mundo em alguns anos. No entanto, é possível identificar os sinais de mudança e tentar antecipar tendências para traçar novas estratégias e acelerar o futuro por caminhos viáveis.

Esse movimento de entender o contexto atual e tentar desenhar o futuro é chamado de futurismo. Ou seja, é uma estratégia de previsão de mercado que precisa ser adotada por aqueles que não querem ficar para trás diante dos avanços tecnológicos.

“Quem consegue ligar os pontos, fazer essas conexões mentais e entender os futuros possíveis tem mais oportunidades para, de fato, gerar novos produtos e se inserir em novos mercados”, destacou o CTO da DOC9 em sua palestra.

As lawtechs e legaltechs são empresas de tecnologia jurídica que buscam fazer esse tipo de conexão. Só para ilustrar, audiências online, softwares de gestão e assinatura de contrato digital são amostras de como a tecnologia veio para facilitar e transformar a rotina jurídica.

Essas melhorias trazem diversos ganhos para a prática do Direito, por exemplo:

  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade e eficiência;
  • Organização de processos e atividades;
  • Promoção da transparência;
  • Desafogamento do Judiciário;
  • Democratização do acesso à Lei.

Modelos de previsão do futuro aplicados ao mercado jurídico

Quando se fala de previsão do futuro, pode parecer que estamos falando de adivinhação, mas não se trata disso. Existem estratégias comprovadas de previsão do mercado que auxiliam as empresas a se anteciparem às tendências.

Uma delas é o modelo chamado “três horizontes de inovação”, framework idealizado pela consultoria Mckinsey. Em resumo, ele consiste em trabalhar com base em três cenários, também chamados de horizontes: 

  1. O dia a dia
    Muitas empresas ficam só nesse horizonte e quando chega coisa nova, são pegas de surpresa;
  2. Produtos e serviços relacionados
    Que atendem às necessidades do presente com base nas inovações que surgem;
  3. Pensar fora da caixa
    Ou seja, em um cenário de real inovação.

Hoje em dia, com a velocidade das mudanças, o conceito foi atualizado pelos pesquisadores Bill Sharpe e Anthony Hodgson. De acordo com eles, para ter sucesso, uma empresa precisa seguir este novo modelo, que consiste em trabalhar e levar em consideração três cenários:

  1. Atual;
  2. Emergente;
  3. Futuro.

Assim, trazendo esse modelo para o contexto jurídico em que vivemos atualmente, temos quatro cenários:

1. Cenário pré pandemia  

No qual as audiências eram 100% presenciais. Embora existissem reuniões online, havia pouquíssimas experiências imersivas (em Realidade Virtual).

2. Cenário atual 

No qual há preferência por audiências virtuais. Com efeito, soluções de realidade virtual estão sendo implantadas no judiciário (treinamentos, reconstituições, mostra de provas, etc.), soluções em realidade virtual para reuniões.

3. Cenário pós pandemia 

Com audiências virtuais, a realidade do 5G, que representa maior velocidade e qualidade dos serviços de internet e realidade virtual no judiciário.

4. Cenário futuro 

Audiências no Metaverso, em realidade virtual.

Clique abaixo e acesse nossa matéria sobre audiências judiciais online para saber mais sobre seu funcionamento.

Metaverso mundo jurídico - Doc9
Foto: Freepik – www.freepik.com

Mas, afinal, o que é o metaverso?

O metaverso é um universo virtual, uma espécie de internet 3D. Por meio dele, as pessoas poderão interagir umas com as outras e com o ambiente digital em que estão inseridas, mesmo que não estejam no mesmo espaço físico, por meio de avatares digitais.

A ideia é que comunicação, diversão e negócios existam neste universo de forma imersiva e interoperável. Esse mundo será criado a partir da união de diversas tecnologias:

  • Realidade virtual;
  • Redes sociais;
  • Realidade aumentada;
  • Criptomoedas e outras.

Essa próxima fase da internet terá como base espaços virtuais 3D que se conectam em um universo virtual. Além disso, será possível transitar entre diversos ambientes dentro desses mundos virtuais.

Um dos principais benefícios do metaverso é que ele quebra a sensação de que estamos apenas observando outras pessoas por meio de uma tela. Em outras palavras, ele traz a sensação de que a pessoa está fisicamente em contato com os lugares e as outras pessoas.

“Com o metaverso, será possível escanear o ambiente em que a pessoa está inserida, compartilhá-lo e interagir com ele e com as outras pessoas que também forem inseridas nesse novo ambiente virtual”, destaca Toco. “Isso já será vivenciado em 3 a 5 anos, de acordo com previsões.”

O mundo judiciário e o metaverso

O setor judiciário passou por atualizações recentes devido à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e outras questões. Da mesma forma que essas adaptações, o metaverso traz uma grande oportunidade de negócios para os escritórios de advocacia.

Quando as reuniões e audiências são feitas por intermédio de uma tela, por exemplo, seja de computador, tablet ou celular, as pessoas não se sentem presentes naquele lugar. Então, esse distanciamento é uma dificuldade enfrentada pelo judiciário.

Entretanto, a sensação de presença física, mesmo em um ambiente online, vem para resolver esse problema. Fatores como a realidade virtual, 5G e audiências virtuais indicam que o momento em que o judiciário entrará no metaverso está próximo. 

“Os tribunais e empresas, como a Doc9, por exemplo, vão começar a direcionar seus esforços para que essas tecnologias resolvam os desafios que enfrentamos na atualidade”, explica Toco.

Os principais desafios que identificamos nesse momento de transição entre o cenário atual, pós pandemia e o futuro são os seguintes:

  • Desconhecimento da utilização de salas virtuais, que hoje já são mais resolvidos;
  • Falta de estabilidade na conexão;
  • Desconhecimento do fluxo de audiência;
  • Ordem de entrada na sala virtual;
  • Riscos de contaminação de provas.

Se esses problemas atuais forem transportados para o metaverso, eles podem ser mais facilmente resolvidos.

Tecnologia jurídica: cenário atual e pós pandemia

Quando falamos de realidade virtual, inteligência artificial ou realidade aumentada, muitas vezes pode parecer que este é um cenário distante. Mas, a verdade é que a tecnologia jurídica hoje já vai muito além das audiências por videoconferência. Confira esses exemplos:

Para o CNJ, as videoconferências vieram para ficar 

Entre os atos realizados por videoconferência estão: sessões de julgamento, audiências, perícias, tratativas de acordos, reuniões de trabalho e reuniões de treinamento em atos processuais. Essa já é uma realidade em todas as comarcas.

A instalação de quiosques interativos por um tribunal em Cleveland

Esse tribunal em Cleveland fez a instalação de quiosques interativos, ou salas virtuais, para que as pessoas que não têm acesso à internet ou um ambiente adequado para fazer audiências possam participar delas. Assim, é possível democratizar o acesso à Lei e levar o tribunal às comunidades.

Tribunais da Escócia apostam em centros de júri remotos

Esse tipo de ação é possível graças à tecnologia.

Alunos utilizam realidade virtual para simular julgamentos criminais

Assim, eles podem ter experiências mais realistas para aprender, praticar e entender como funciona um tribunal.

Escritórios estão utilizando realidade virtual para se preparar para audiências

Por meio da realidade virtual, esses escritórios podem fazer treinamentos comportamentais e definir seus argumentos para o momento da audiência.

Além disso, há experimentos utilizando realidade virtual para ajudar jurados a chegarem aos veredictos. A tecnologia pode levar a veredictos mais justos, além de ser um auxílio para quando o júri não consegue se deslocar até o local físico das evidências. 

O futuro do Direito está nas soluções tecnológicas

Os tribunais online e as audiências em ambiente virtual são uma forma de democratizar o acesso aos serviços jurídicos. Esse tipo de solução tende a ser replicada em todo o mundo e pode ajudar a tornar a rotina jurídica cada vez mais eficiente.

O mundo jurídico está em movimento. Quem conseguir prever o futuro por meio de conexões com o presente vai conseguir estar na frente quando os novos produtos e tecnologias forem uma realidade.

Conclusão

Aqui na DOC9 estamos sempre acompanhando as inovações tecnológicas e buscando trazer essas soluções para facilitar a rotina jurídica de empresas e escritórios. 

Somos líderes na execução de audiências virtuais e estamos preparando o caminho para várias tecnologias e serviços que irão ajudar a revolucionar o mundo jurídico. 

Venha deixar sua vida mais leve! Clique e conheça a DOC9 e nossas soluções para o mercado jurídico.

Acompanhe nossas publicações para se manter informado a respeito das mudanças e avanços no mercado.

Lorem ipsum dolor sit amet

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. A vestibulum diam tincidunt mi odio aliquam tellus aliquam dictum. 

SAIBA MAIS

Compartilhe:

MAIS CONTEÚDOS PARA VOCÊ

Recompensa em Dinheiro

LEIA MAIS

Saiba Como um Advogado Correspondente pode Facilitar a Rotina da sua Empresa

LEIA MAIS

Robôs Extinguirão as Carreiras Jurídicas! Só que não

LEIA MAIS
Assine a Newsletter e fique por dentro das novidades.