26/06/2018doc9

Escritório Fullservice ou Escritório especializado: Qual é a Melhor Opção?

Quando estamos pensando em abrir um escritório de advocacia, normalmente surge uma dúvida na cabeça: “Qual seria a melhor opção: Escritório Fullservice ou Escritório especializado?

Na etapa inicial das atividades é muito complicado para os profissionais recusar novos clientes, por não terem tanto tempo de atuação e, por vezes, não poderem alegar logo no início que são especialistas em determinado assunto. E além disso, temos também que nos preocupar com as contas, que é um ponto normalmente crítico na abertura de um negócio.

Mesmo assim, precisamos pensar continuamente no nosso cliente, que precisamos ser e ter profissionais capacitados para atender a demanda do cliente, uma vez que a reputação do escritório está totalmente atrelada aos resultados obtidos em cada caso.

Escritório Fullservice ou Escritório especializado: Qual é a Melhor Opção?

Escritório Fullservice ou Escritório especializado: Qual escolher

Quando o escritório decide ser fullservice, os advogados precisam estar preparados para atender um número alto de clientes em menos tempo. Uma hipótese levantada é que um escritório fullservice oferece aos seus clientes uma vantagem (que é a de englobar diversa áreas) e em contrapartida a um ônus (que é do atendimento não ser tão personalizado quanto de um escritório personalizado). Essa é uma hipótese levantada por diversos profissionais que alegam que não existe a possibilidade de profissionais do direito conhecerem todas as vertentes de sua profissão de uma forma aprofundada.

Assim, um escritório de modelo fullservice exige que se tenha uma equipe de maior porte, composta por especialistas de diversas áreas. Normalmente, um caminho mais comum é dos escritórios de advocacia especializados se tornarem escritórios fullservice, quando já possuem um tempo de mercado, podendo aumentar a sua equipe com mais liberdade, por já ter conquistado um espaço maior no mercado.

Escritório Fullservice ou Escritório especializado: Comparações em números

Escritório Fullservice ou Escritório especializado: Qual é a Melhor Opção?

Em 2006 foi realizada uma pesquisa com os principais escritórios de advocacia no Brasil e foi constatado que escritórios especializados representavam cerca de 37% da amostra realizada, os escritórios fullservice ocuparam a parcela de 41%, enquanto os 22% restantes ficaram com os escritórios associados, que por mais que tivessem uma atuação abrangente, não eram considerados como fullservice.

Porém, em 2013, após a realização de uma nova pesquisa, foi constatado o percentual de escritórios considerados especializados aumentou para 53% da amostra, enquanto os escritórios fullservice ocuparam a parcela de 17%. Essa alteração se deve, principalmente, a forma com que as empresas estão contratando os advogados nos dias de hoje. Atualmente, diversas empresas possuem um setor jurídico próprio, que internaliza uma boa parcela das demandas, o que reduziu a necessidade de contratação de serviços externos.

Cuidados importantes da decisão de montar um Escritório Fullservice ou Escritório especializado

Escritório Fullservice ou Escritório especializado: Qual é a Melhor Opção?

Primeiramente, um advogado precisa transmitir confiança e credibilidade para seus clientes para ter o seu escritório de advocacia como uma referência no mercado jurídico. Ou seja, ao montar um escritório, você precisará ir atrás de pessoas de confiança que tenham conhecimentos complementares aos seus, avaliando as competências de cada integrante, para, então, montar uma equipe especializada que seja referência em diversos ramos do direito.

A gestão de um escritório de advocacia precisa ser pensada como de uma empresa. Ou seja, ter uma equipe que tenha conhecimentos diversos e habilidades distintas, como conhecimento em gestão, aptidão de liderança, senso financeiro e outros. Sendo assim, ter associados com conhecimentos semelhantes pode não ser o mais produtivo.

Escritório Fullservice ou Escritório especializado: Qual é a Melhor Opção?

Em contrapartida, ter uma equipe fullservice, sem ter advogados com conhecimentos específicos pode não ser tão interessante. Mas isso depende muito do mercado que você quer atingir, existem clientes que preferem trabalham com diversos escritórios, para que possa usufruir do conhecimento especializado, e outros que preferem trabalhar com um único escritório que possa atender toda a demanda em um único lugar.

Para decidir entre um Escritório Fullservice ou Escritório especializado, você precisará analisar qual será o seguimento de cliente que deseja atingir. Será preciso conhecer a demanda da região e a possibilidade de clientes. Cada tipo de escritório tem seus benefícios, suas desvantagens e suas peculiaridades, basta você escolher a linha a seguir e traçar planos para atingir os seus objetivos, respeitando, claro, o posicionamento que você deseja que o seu escritório tenha.

Escritório Fullservice ou Escritório especializado: Qual é a Melhor Opção?

Lorem ipsum dolor sit amet

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. A vestibulum diam tincidunt mi odio aliquam tellus aliquam dictum. 

SAIBA MAIS

Compartilhe:

MAIS CONTEÚDOS PARA VOCÊ

Recompensa em Dinheiro

LEIA MAIS

Saiba Como um Advogado Correspondente pode Facilitar a Rotina da sua Empresa

LEIA MAIS

Robôs Extinguirão as Carreiras Jurídicas! Só que não

LEIA MAIS
Assine a Newsletter e fique por dentro das novidades.