29/01/2019doc9

Mindfulness para Advogados: O que você precisa saber

Já ouviu falar sobre Mindfulness? Sem dúvidas é um dos assuntos que está mais em alta no momento. Pensando nisso, resolvemos escrever esse post sobre Mindfulness para Advogados. Nesse post iremos explorar o conceito de Mindfulness, benefícios do mindfulness e também como aplicar Mindfulness para Advogados.

Sabemos que a nossa mente é um ambiente cheio de distrações, dificilmente conseguimos focar em uma atividade por um período longo se estamos em um ambiente com diversas pessoas, como é o caso de um escritório de advocacia.

Mindfulness para Advogados: O que você precisa saberVeja se algumas dessas situações é comum para você:

– Você está em uma reunião, e no meio dela começa a pensar em um assunto pessoal ou nas próximas atividades que você terá que realizar ainda naquele dia;

– No meio de uma conversa com uma pessoa, você precisa pedir que ela repita o que falou, porque você perdeu a sua atenção;

– Quando você está realizando uma tarefa e no meio lembra de outra atividade prioritária e para aquela tarefa que estava realizando para iniciar a atividade;

Essas três situações são situações de perda de foco e acontecem diariamente com a maioria dos trabalhadores, e com os advogados não seria diferente. Focar a atenção em apenas uma tarefa é um desafio atualmente e o mindfulness é uma prática que pode ser uma resposta para você se manter presente. De maneira geral, o mindfulness tem como objetivo refinar a sua a atenção através de exercícios diários de meditação.

Não se preocupe! Você não vai precisar de 1 hora por dia para as práticas, no início 10 minutos serão suficientes. O segredo é ter uma rotina de práticas, os resultados serão consequência de um hábito criado através da prática de Mindfulness para Advogados.

“Mindfulness é ter atenção plena, deixar de fazer as coisas no piloto automático e começar a notá-las, conseguindo fazer escolhas mais conscientes” –  Alexandre Lunardelli, sócio fundador da Academia de Mindfulness.

Mindfulness para Advogados: Benefícios da Prática

Existem diversos estudos que comprovam os benefícios da prática para quem a faz, sendo benefícios tanto para o corpo quando benefícios para a mente. Hoje em dia diversas escolas, empresas e hospitais são adeptas a prática! Então que tal começar aplicar Mindfulness para Advogados em escritórios de advocacia?

Para dar uma incentivada na prática de Mindfulness para Advogados, trouxemos 10 principais benefícios que poderão auxiliar você na sua rotina corrida:

10 principais benefícios da prática de Mindfulness para Advogados:

Aumento da capacidade de concentração

Um dos principais pilares da prática é justamente treinar a mente para atingir a atenção plena. E um estudo comandado por Walsh e Shaipro, de 2006, comprovou que a técnica é muito eficaz para aumentar a nossa capacidade de concentração.

Reduz o estresse

Uma pesquisa publicada pela revista Health Psychology em 2013 concluiu que se concentrar no presente pode ajudar a baixar os níveis de cortisol, que é o hormônio responsável pelo estresse físico e emocional. E além disso, o estudo ainda sugere que o treinamento da mente para se concentrar no momento presente pode reduzir a propensão do humano de ruminar sobre o passado ou ficar se preocupando com o futuro.

Melhora a função cognitiva

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia – Santa Bárbara demonstrou que os estudantes universitários que praticaram o Mindfulness tiveram melhores desempenho na linha de raciocínio verbal, além de melhorias na memória de trabalho.

Acaba com a Insônia

Outro benefício que a prática de Mindfulness para Advogados traz é auxiliar a dormir melhor, porque segundo Holly Roy, pesquisador que conduziu um estudo na universidade de Utah, as pessoas que aderem a prática têm mais controle sobre as suas emoções e comportamentos durante o dia, e, por consequência acabam tendo uma menor ativação cortical.


Confira também:


Protege o Cérebro

Um estudo realizado pela universidade de Oregon concluiu que o Mindfulness pode alterar a estrutura neural do cérebro e que isso pode proteger contra doenças mentais, a pratica foi relacionada ao aumento no tecido de proteção dos axônios, na região cingulada anterior do cérebro.

Desenvolve a Inteligência Emocional

A pratica da meditação ajuda a desenvolver a autoconsciência e o autoconhecimento e isso não é novidade. Mas um estudo realizado por Ortner, da Universidade de Toronto, em 2007, mostrou que as pessoas que aderem a prática de Mindfulness acabam se desenvolvendo mais em quesitos de inteligência emocional do que pessoas que ainda não tem contato com essa técnica.

Mindfulness para Advogados: O que você precisa saberMelhora a Criatividade

Segundo estudos realizados na Universidade de Leiden, na Holanda, uma mente mais tranquila tem mais espaço para gerar novas ideias. Existem diversas práticas de meditação, inclusive, que tem como objetivo a criatividade!

Melhora as relações interpessoais

Segundo estudos realizados de Wachs e Cordova, em 2007, a técnica de meditação também pode melhorar as relações interpessoais, porque protege os indivíduos de situações estressantes de conflitos interpessoais, isso porque o midnfulness melhora a satisfação dos indivíduos com as suas relações, diminuindo por consequência o estresse e melhorando a comunicação.

Aumenta a imunidade

Segundo diversos estudos realizados, o Mindfulness pode contribuir com a melhora da imunidade dos indivíduos. O estudo conduzido na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, descobriu que a prática aumenta a imunidade, inclusive em portadores de HIV.

Ajuda a perda de peso

Outro benefício da prática é que ela é uma excelente estratégia para a perda de peso. Um estudo conduzido pela universidade de Harvard, concluiu que as pessoas que aderiram a prática costumavam a focar no alimento, ao invés de se distraírem ao longo das refeições e assim perdiam mais peso que as outras.

Mindfulness para Advogados: Onde encontrar Aplicativos e Áudios guiados

Mindfulness para Advogados: O que você precisa saberUma boa opção, para quem não está acostumado com práticas de meditação ou Mindfulness para Advogados, é iniciar a prática através de áudios guiados, para auxiliar você a manter o foco no exercício. Distrações irão acontecer ao longo da prática, é normal, volte o foco para a prática quando você perceber que se distraiu.

O início é um pouco mais complicado, mas a medida que você vai praticando, a prática vai se tornando mais fácil e mais prazerosa!

Canais de youtube Mindfulness para Advogados:

Quer iniciar a prática mais não tem tempo para ir atrás de um profissional? Não se preocupe, separamos aqui para você alguns canais de Mindfulness para Advogados existentes no youtube!

Luz na Terra

Canal no youtube coordenado pelo estudioso da espiritualidade Bruno Gimenes. Canal destinado a meditações guiadas, dicas para limpar a mente de pensamentos negativos para melhorar as atitudes no seu dia a dia.

MOVA

A MOVA é uma produtora de vídeos que cria conteúdos para em parceria com instituições e pessoas ligadas a assuntos de autoconhecimento e espiritualidade. O objetivo do canal é ajudar a melhorar a vida das pessoas através de vídeos motivacionais.

Clube de Meditação para Pensamentos Poderosos

O canal é a versão brasileira do canal Power Thoughts Meditation Club. O canal no youtube traz diversas músicas que tem como objetivo despertar e inspirar pessoas a manifestar bons sentimentos.

Aplicativos de Mindfulness para Advogados:

Mindfulness para Advogados: O que você precisa saberO canal no youtube não é tão prático? Existem aplicativos que podem auxiliar nas práticas de meditações guiadas, com práticas que duram desde 5 minutos até práticas mais longas. Separamos para você alguns aplicativos que podem fazer sentido para você!

5 minutos

Aplicativo que propõe aos usuários 5 minutos de relaxamento. Através dele é possível controlar tempo de meditação e também fazer pausas para ter momentos de relaxamento. O aplicativo é gratuito tanto para Android quanto para iOS.

Medita!

O aplicativo gratuito que possui um total de 65 meditações guiadas divididas em oito temas: relaxando & meditando, mindfulness, orações & mantras, meditações essenciais, insights & reflexões, meditando com tradições espirituais, quem é você e meditações da lua cheia. O aplicativo é disponível tanto para Android quanto para iOS.

Sattva

Aplicativo gratuito que confere o humor do usuário antes de iniciar a prática e depois de termina-lá. O aplicativo também tem disponível o temporizador de pratica, além de monitorar batimentos cardíacos. O aplicativo é disponível tanto para Android quanto para iOS.

Zen

Aplicativo brasileiro de meditações guiadas que oferece conteúdos de relaxamento e termômetro de emoções. As meditações são divididas em módulos que possuem diferentes propósitos como: aumento de disposição, alívio de estresse ou demais propósitos existentes.

Quer conferir outras dicas para Advogados?

Continuamente estamos postando diversos conteúdos que podem auxiliar a sua vida e a sua rotina. Clique aqui e confira outros posts que você pode gostar!

Mindfulness para Advogados: O que você precisa saber

Lorem ipsum dolor sit amet

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. A vestibulum diam tincidunt mi odio aliquam tellus aliquam dictum. 

SAIBA MAIS

Compartilhe:

MAIS CONTEÚDOS PARA VOCÊ

Recompensa em Dinheiro

LEIA MAIS

Saiba Como um Advogado Correspondente pode Facilitar a Rotina da sua Empresa

LEIA MAIS

Robôs Extinguirão as Carreiras Jurídicas! Só que não

LEIA MAIS
Assine a Newsletter e fique por dentro das novidades.