10/08/2018doc9

Inovação na Advocacia: O que eu preciso saber

O mundo da advocacia está em constante mudança, mas para compreender o funcionamento da Inovação na Advocacia, precisamos ir um pouco atrás do real significado de inovação. Inovação é o ato de introduzir o novo na rotina, é o ato de deixar de lado antigos costumes, antigas práticas e comportamentos ainda viciados. E esse conceito se traduz também na Inovação na Advocacia! Já que o termo se refere a adoção de novas práticas, novas estratégias e novas ferramentas.

Mas não se iluda, inovar não precisa necessariamente envolver novas tecnologias, você pode inovar em um processo, sem ter que contratar necessariamente um software para fazer isso. O objetivo desse post é mostrar para você como inovar pode ser fácil e como é grande o leque de opções para tal.

Inovação na Advocacia: O que eu preciso saber

Inovação na Advocacia quais são as Tendências Promissoras

Quando você para pensar em inovação na tecnologia, quais são as soluções que aparecem na sua cabeça? Talvez você tenha pensado em Inteligência Artificial ou então práticas como Chatbot, se não pensou, quer dizer que você precisa se atualizar sobre esses conceitos.

O Chatbot nada mais é que um programa de computador que tenta simular comportamentos humanos. É normalmente utilizado para simular conversas humanas através de chat de atendimento. O uso mais comum dessa ferramenta vem sendo para auxílio de dúvidas frequentes em sites e em sistemas, a partir de um diálogo pré-definido entre o visitante e o robô.

Dependendo do perfil do seu escritório, utilizar um chatbot pode ser uma excelente alternativa para alcançar mais clientes e aprimorar o seu atendimento. Outra boa saída para essa solução é para aqueles escritórios que atuam no contencioso de massa, ou então com processos que possuem temas mais repetidos e recorrentes, porque o bot pode consultar a sua base de processos a partir das dúvidas dos clientes, não necessitando ter um funcionário para desempenhar tal atividade.

Já a inteligência artificial (IA) é um ramo voltado para a produção de dispositivos que possuem na sua configuração uma capacidade humana cognitiva. Sendo assim, essas máquinas podem raciocinar, tomar decisões e, é claro, podem também resolver problemas. Pode parecer absurdo né? Mas você sabia que a Siri, da Apple, é um exemplo disso? A inovação na advocacia não é uma promessa, é uma realidade.

Inovação na Advocacia: a Automatização de Processos

Outro ponto que pode ser citado como uma inovação na advocacia é a utilização de automatização de processos. Quase todo escritório tem no seu dia a dia uma série de atividades de suporte para subsidiar os serviços jurídicos, como consultas de publicações em sites oficiais, acompanhamento de processos junto aos sites dos tribunais, elaboração de relatórios e muito mais. Essas atividades mesmo que de suporte são essenciais para a entrega de bons resultados, porém consomem tempo da equipe.

E é exatamente nesse cenário que a Automação de Processos ganha força. A automação jurídica nada mais é que a automação dessas atividades de suporte e atividades repetitivas, visando trazer eficiência para os escritórios de advocacia. A automação jurídica é um conceito que vai além da aquisição de softwares jurídicos e de ferramentas tecnológicas, ela busca otimizar todas as atividades do escritório.

Em primeiro lugar, você precisará avaliar a operação do seu escritório, para saber se é possível ou não automatizar as atividades e também quais atividades que serão automatizadas. Nunca os advogados precisaram ser tão eficientes e ágeis. Com um mercado que ultrapassa o número de um milhão de profissionais, precisamos prestar serviços que sejam eficazes e rápidos.

Inovação na Advocacia: Gestão de Documentos e Cloud Computing

O excesso de documentos é um problema comum em praticamente todos os escritórios de advocacia, até porque os documentos são, muitas vezes, a base dos serviços jurídicos. Para deixar a sua rotina mais produtiva, e evitar o acumulo de documentos, uma boa saída pode ser a digitalização de documentos e inserção deles na Nuvem.

Não basta apenas digitalizar os documentos, você precisará gerir eles, para não perdê-los! Transferir a desorganização física para o meio digital não irá resolver a sua situação. Logo, crie um padrão de nomeação de arquivos e de pastas para você acessar os documentos mais facilmente. E além disso, decida qual será a solução de armazenamento que você irá escolher, você precisará de uma opção que se encaixe no seu orçamento, que seja acessível e funcional. O Google Drive é uma ótima opção para isso, possui um armazenamento de até 30MB gratuito.

A computação na nuvem (cloud computing) é uma tecnologia que permite o armazenamento de arquivos, dados e informações, sem que você tenha que investir em hardwares! A computação na nuvem, por disponibilizar os seus documentos em qualquer tipo de dispositivo e por ser sincronizada sempre que tiver acesso a internet, garante mais agilidade para o seu dia a dia. Vamos trazer essa situação mais ainda para a sua realidade. Imagine em uma reunião com um cliente, onde ele faz uma pergunta relevante, e você precisa acessar algum documento para checar a resposta. Com a computação na nuvem, você poderá acessar essa informação até pelo celular.  Além de organizar os seus documentos, o cloud computing se mostra como uma inovação na advocacia porque traz produtividade e eficiência, que é exatamente o que a inovação objetiva trazer.

A inovação na advocacia vem para alavancar os resultados dos advogados, garantindo mais agilidade para os processos e também mais praticidade para o seu dia a dia. Hoje é comum ver os profissionais sobrecarregados com tantas tarefas operacionais, e é aqui que a inovação tem sentido. Invista em inovação na advocacia buscando alternativas de automatização e de gestão facilitada, os benefícios são certos para qualquer tipo de escritório.

Lorem ipsum dolor sit amet

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. A vestibulum diam tincidunt mi odio aliquam tellus aliquam dictum. 

SAIBA MAIS

Compartilhe:

MAIS CONTEÚDOS PARA VOCÊ

Recompensa em Dinheiro

LEIA MAIS

Saiba Como um Advogado Correspondente pode Facilitar a Rotina da sua Empresa

LEIA MAIS

Robôs Extinguirão as Carreiras Jurídicas! Só que não

LEIA MAIS
Assine a Newsletter e fique por dentro das novidades.