Design thinking para organização pessoal
Geralmente, a palavra “design” é associada à qualidade e aparência estética das coisas. Porém, a maneira que os designers enxergam e solucionam seus problemas que chamou a atenção do mundo, possibilitando uma nova maneira de se organizar: o design thinking.
O termo “design thinking” surgiu, portanto, da forma como os profissionais do design veem os problemas que dificultam ou impedem futuras aquisições de informações, análise de conhecimento, propostas de soluções, a experiência cognitiva, emocional e também estética.
Como o Design Thinking pode te ajudar na sua organização pessoal:
O processo do design thinking começa na imersão, onde se deve entender o contexto do problema e tentar enxergá-lo por diferentes pontos de vista. Depois que você entendeu o seu problema de diversos ângulos diferentes, tente colocá-los de forma visual, seja com anotações, desenhos, esquemas ou gráficos.
Em um segundo momento, você deve analisar as informações obtidas durante a etapa de imersão. Assim, é possível obter padrões e criar formas de solucionar o problema.
Questione-se: “Estou enfrentando tal problema. Esse problema acontece porque eu faço tal coisa, com tal frequência e de tal maneira. O que eu posso mudar nessa atitude ou como eu posso criar uma nova para o problema não acontecer mais?”.
Leia também:
-
Customer Success, por que focar no seu cliente?
-
Mindfulness para Advogados: O que você precisa saber
-
Por que criar um Blog para o seu Escritório
Na sequência, é a hora de gerar ideias inovadoras. Nesse momento você deve fazer um brainstorming (escreva todas as suas ideias, por mais bobas que pareçam), esse não é o momento de descartar opções. É fundamental a busca por alternativas que não tenham sido aplicadas antes.
Por fim, chega o momento de tirar as ideais do papel, conhecida no design thinking como prototipagem. É neste momento que as soluções recém-criadas se tornam tangíveis, são testadas e verificadas na prática. O foco é testar rápido para errar rápido, assim, não haverá grandes estragos.
É possível perceber rapidamente a efetividade de um solução na sua organização pessoal através do design thinking. Esse método pode ser utilizado para organizar a sua rotina com a família, resolver problemas de relacionamentos, problemas profissionais ou qualquer situação que você se sinta estagnado. Não há maneira melhor de buscar e testar novas soluções! Lembre-se sempre de se questionar o que você pode mudar ou melhorar para que seu problema saia do seu caminho e o design thinking irá te ajudar!
Lorem ipsum dolor sit amet
Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. A vestibulum diam tincidunt mi odio aliquam tellus aliquam dictum.