21/05/2018doc9

Como Identificar Talentos e Mantê-los no seu Escritório

Um escritório de advocacia ou um departamento jurídico não tem como sobreviver sem profissionais capacitados para tais funções. Identificar profissionais competentes e desenvolver continuamente ações de retenção não é fácil. Pensando nisso, resolvemos desenvolver esse post de Como identificar talentos e mantê-los no seu escritório para ajudar você nesses desafios que já são comuns de um gestor jurídico.

Para identificar talentos e mantê-los no seu escritório, precisamos tomar diversas atitudes pensando no futuro, ou seja, na estabilidade da sua equipe. Isso muitas vezes exige um alto investimento em treinamentos e capacitações, que no primeiro momento é difícil de ser justificado. Mas, na verdade, o processo de identificação correta de colaboradores acaba por elevar a produtividade da equipe, além de manter um bom clima na organização, já que mostra que a gerência está preocupada com o desenvolvimento dos seus colaboradores.

Como Identificar Talentos e Mantê-los no seu Escritório

Como Identificar Talentos e Mantê-los no seu Escritório

Hoje em dia, gestores de diversas empresas estão olhando mais atentamente para estratégias de identificação e de desenvolvimento de talentos, e isso não é a toa. Reter funcionários que sejam qualificados é tão importante quanto atrair novos, uma vez que ao reter funcionários, você está economizando em treinamentos de conhecimentos sobre os processos atuais.

6 dicas para Identificar Talentos no seu Escritório

1. Desenvolva atividades desafiadoras

Nos escritórios é comum identificarmos colaboradores tímidos que ainda estão esperando o momento certo para se destacar, e você pode ajuda-lo nisso. Para auxiliá-lo nisso, desafie-o, envolvendo o profissional em tarefas mais complexas do que as que ele está acostumado.

2. Acompanhe o desempenho dos seus profissionais

Como Identificar Talentos e Mantê-los no seu Escritório

Procure acompanhar o desenvolvimento das atividades dos seus colaboradores, veja como eles conduzem as suas tarefas, bem como colocam em práticas as suas ideias. Mas, é importante que, antes disso, você alinhe com a sua equipe qual são as suas metas, para que eles possam trabalhar objetivando atingi-las.  Após esse alinhamento, faça reuniões periódicas para acompanhar como eles estão em relação as metas atribuídas.

3. Reconheça as características essenciais ao seu negócio

Como Identificar Talentos e Mantê-los no seu Escritório

Normalmente, os talentos de um escritório de advocacia ou de um departamento jurídico possuem algumas características em comum, que vão além das atividades rotineiras, mas trabalham características mais pessoais, como inteligência emocional, capacidade de tomar decisões adequadamente e habilidades em comunicação. Mas nem todas empresas e organizações desejam as mesmas características, uma característica pode ser mais importante que a outra, dependendo do contexto do escritório. Por isso, identifique as características que são essenciais para o seu negócio e valide elas com a sua equipe. Após trace planos de ação para desenvolver os seus profissionais nessas características.

4. Analise a performance de cada colaborador na empresa

Você sabe se o seu colaborador está atuando bem na empresa? Ou sabe se ele está entregando os resultados esperados para o seu negócio? Ou se ele está se desenvolvendo? Essas e outras perguntas relacionadas ao desempenho de cada profissional precisam ser respondidas pelo gestor. Para isso, você pode verificar continuamente os resultados das atividades que os colaboradores executam bem como avaliar o seu desempenho em relação aos demais integrantes da equipe.

5. Ofereça chances de crescimento a sua equipe

Como Identificar Talentos e Mantê-los no seu Escritório

Muitas vezes, um profissional precisa ser estimulado para buscar destaque. E esses estímulos não são completos apenas por desafios mas também por possibilidades de crescimento profissional, como cargos de responsabilidade e melhores remunerações. Essas oportunidades motivam equipes e colaboradores, porque ampliam a visão de futuro do colaborador na empresa.

6. Estabeleça rotinas de feedbacks

No processo de gestão de equipes, o feedback irá funcionar objetivando diferentes propósitos. O primeiro deles é reforçar o senso de responsabilidade dos colaboradores no desenvolvimento do trabalho da empresa. Quando a pessoa é informada sobre o seu desempenho, fica muito mais fácil saber onde agir. Por isso, crie uma rotina de feedback periódica, onde você vai se encontrar com o colaborador para passar o andamento das atividades, como ele está se sentindo, quais atividades que ele está com dificuldades entre outros pontos.

É importante que você organize os pontos que vai tratar previamente, estabelecendo um roteiro de conversa. E além disso, não se esqueça de estabelecer planos de ação que vocês terão que trabalhar para a próxima reunião, que abordarão pontos de melhoria do colaborador, possivelmente.

Por que Identificar Talentos e Mantê-los no seu Escritório

Como Identificar Talentos e Mantê-los no seu Escritório

O mercado jurídico é dinâmico e necessita que nós, como gestores, nos cobramos para identificar talentos e mantê-los no nosso trabalho. Para isso, precisamos estar continuamente observando a nossa equipe, estabelecendo metas juntamente com os nossos colaboradores, acompanhando o desempenho deles de forma periódica e precisamos, também, fornecer novos desafios e reconhecimentos a nossa equipe.

Essa tarefa não é fácil, mas com as dicas acima acreditamos que seja um pouco mais simples. E então, gostou do nosso post? Acreditamos que você possa gostar bastante de outros dois posts complementares a esse: Como Desafogar o seu Departamento Jurídico em 5 passosGestor Jurídico: Como ser um Bom Líder!

Como Identificar Talentos e Mantê-los no seu Escritório

Lorem ipsum dolor sit amet

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. A vestibulum diam tincidunt mi odio aliquam tellus aliquam dictum. 

SAIBA MAIS

Compartilhe:

MAIS CONTEÚDOS PARA VOCÊ

Recompensa em Dinheiro

LEIA MAIS

Saiba Como um Advogado Correspondente pode Facilitar a Rotina da sua Empresa

LEIA MAIS

Robôs Extinguirão as Carreiras Jurídicas! Só que não

LEIA MAIS
Assine a Newsletter e fique por dentro das novidades.