21/02/2024doc9

Code Signing: o que é este certificado digital que aumenta a segurança?

A assinatura de código é uma ferramenta fundamental para empresas que querem aumentar a segurança dos softwares e aplicativos que desenvolvem.

Code signing ou assinatura de código é um processo usado para marcar a autoria de scripts e arquivos executáveis. Para isso, é necessário utilizar um certificado digital que é uma ferramenta de assinatura.

Esse processo tem como base uma tecnologia conhecida como infraestrutura de chave pública (PKI). Ele também exige uma ferramenta de assinatura dedicada para realizar a operação criptográfica que vincula um certificado digital ao conteúdo do arquivo.

A assinatura de código é um processo fundamental para proteger a empresa, parceiros e usuários finais contra a adulteração de software. Em especial, quando o download de arquivos de programas executáveis é feito por meio de canais não seguros, como a internet.

Continue essa leitura e descubra o que é o code signing, como esse processo contribui para a segurança digital e como você pode implementar esse tipo de solução para proteger seu negócio e clientes contra ataques que buscam modificar ou forjar aplicativos. Vamos lá?

Segurança digital: o que é o certificado Code Signing?

O certificado code signing possibilita a assinatura de códigos, ou seja, permite validar a procedência de softwares. Ao garantir a autoria de aplicações digitais, a empresa consegue estabelecer uma relação de confiança com seus usuários e clientes.

Por que isso é importante? Imagine que você vai até uma loja física e adquire um software. Você receberá o produto em um tipo de embalagem que informa quem é o desenvolvedor. Também poderá ter certeza quanto à procedência do produto, já que a embalagem vem lacrada.

Em uma compra online, por outro lado, esses meios de confirmação deixam de existir. Quando o cliente adquire um software online, não tem a garantia de procedência do arquivo executável que está baixando.

Isso gera uma ponta de desconfiança no usuário, ao mesmo tempo que o deixa vulnerável ao download de softwares adulterados. Assim, o certificado code signing existe para trazer a garantia de que aquele software ou aplicativo é original, feito pelo desenvolvedor no qual o usuário confia.

Qual é a importância da assinatura digital em códigos?

A assinatura de código tem diversos propósitos que beneficiam tanto os desenvolvedores quanto os usuários. Entenda mais sobre isso:

Para os desenvolvedores

Por meio da assinatura de código, é possível demonstrar ao usuário que aquele é um desenvolvedor confiável. Isso confere ao desenvolvedor uma vantagem competitiva, já que os usuários são mais propensos a baixar softwares que sabem que são autênticos e seguros.

Além disso, os sistemas operacionais podem alertar ou até mesmo impedir que os usuários façam o download ou instalem aplicativos não assinados.

Para os usuários

O code signing é uma garantia de origem do software ou aplicativo para o usuário, que sabe que a aplicação realmente é daquele fornecedor e não sofreu alterações de terceiros. Essa é uma proteção contra malwares ou softwares mal-intencionados disfarçados como legítimos.  

Como funciona e por que a assinatura de código aumenta a segurança?

Quando o usuário faz o download da aplicação, a ferramenta autentica a fonte e analisa a integridade dos dados que ele está baixando por meio de um par de chaves digitais (pública e privada) gerado no momento da requisição de certificação.

Essa é uma ferramenta fundamental para qualquer empresa que desenvolva softwares ou aplicativos e queira garantir a segurança e confiança de seus produtos. 

Isso porque a assinatura de código funciona como um lacre digital para o conteúdo do código. O certificado permite que desenvolvedores criem páginas usando controles e executáveis assinados.

A assinatura também ajuda o usuário a tomar decisões mais seguras em relação às aplicações que quer baixar. Isso porque o certificado permite que o usuário saiba quem a publicou, se houve alterações, suas vantagens, etc.

Quais são os benefícios de adquirir um Code Signing?

A certificação code signing é um diferencial competitivo para os desenvolvedores, que podem garantir a legitimidade de suas aplicações. Essa também é uma ferramenta importante para aumentar sua segurança e a dos usuários.

Além disso, usar esse tipo de ferramenta é uma forma de fortalecer a imagem de sua empresa no mercado como uma marca que preza pela segurança. Com o aumento da confiabilidade, outros usuários se sentirão mais seguros em adquirir a aplicação.

Assinatura de documento confiável para os fluxos de trabalho

Por meio do certificado code signing, é possível gerenciar todo o fluxo de trabalho que envolve as aplicações. Esse tipo de aplicação protege todas as chaves de assinatura, evitando sua perda e garantindo a segurança do código. 

Garante a segurança, autenticidade e integridade do arquivo

A assinatura de código é uma garantia de que nenhuma parte de seu conteúdo foi alterada. Ela também determina se o código é confiável para propósitos específicos. Assim, caso o aplicativo ou software seja alterado ou adulterado após a assinatura digital, ela será invalidada e não confiável.

Assim, o usuário pode ter certeza da origem do software que está baixando e decidir se confia ou não naquela fonte. Já o desenvolvedor pode aplicar sua “marca” e proteger sua aplicação contra alterações não autorizadas.

Dessa forma, a assinatura de código é uma proteção contra malwares e adulterações de software e proporciona uma forma segura e confiável de verificação da origem daquela aplicação.

Autenticação de Origem

A assinatura do código é uma garantia para os usuários de que o software provém de uma fonte confiável. Isso é feito por meio de um Certificado de Assinatura de Código vinculado a uma uma empresa ou profissional desenvolvedor.  

Esse tipo de certificado é emitido por uma Autoridade de Certificação (CA), que faz verificações acerca da identidade do titular antes de emitir o certificado. Assim, a assinatura conterá informações que a vinculam ao certificado, permitindo que os usuários verifiquem a identidade de quem assinou o código.

Quais são os tipos de Certificados Code Signing?

Os certificados de assinatura de código estão disponíveis em duas versões: certificados Organization Validation (OV) e Extended Validation (EV). Além disso, a plataforma na qual o software é publicado também pode ter requisitos específicos de assinatura de código.

Diferença entre a assinatura de código público e a assinatura de código privado

Os certificados de assinatura são emitidos pelas Autoridades Certificadoras (ACs). A maioria das empresas que produzem softwares e aplicativos possuem ACs internas, que podem emitir certificados de assinatura de código.

Porém, assinaturas geradas com certificados privados só são confiáveis no ambiente interno da organização. Isso é útil para aplicações internas e IoT, porém não funciona quando é necessário distribuir o código fora do ambiente interno.

Nesse caso, é preciso contar com certificados de assinatura de código públicos, emitidos pelas ACs vinculadas à Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Com isso, as assinaturas serão reconhecidas e confiáveis pelos sistemas operacionais e aplicações externas.

Assim, ao publicar softwares na internet, é preciso obter certificados de assinatura de códigos públicos. Isso porque, se a AC emissora não estiver em uma lista de confiança dos sistemas operacionais, a verificação de sua aplicação falhará.

Code Signing como ferramenta na segurança da assinatura de código

A certificação de assinatura de códigos garante a segurança da aplicação. Esse tipo de medida garante legitimidade aos softwares e aplicativos, aumentando a segurança tanto de fornecedores quanto de usuários.

Comparativo entre a assinatura de código OV e a assinatura de código EV

As empresas têm liberdade para incluir qualquer tipo de detalhe que quiserem em seus certificados de assinatura de código privados. Por outro lado, os certificados públicos só podem ter informações minuciosamente verificadas pela AC para a emissão dos documentos.

Os certificados de assinatura de código de confiança pública podem ser emitidos na categoria OV ou EV. Elas correspondem ao nível de verificação ao qual a AC submete a empresa e à exigência de armazenamento da chave privada do certificado. Entenda mais:

Validação da Organização (OV)

Esse método de validação padrão dos dados da empresa envolve verificações como: 

  • Existência da empresa;
  • Sua situação;
  • Sua localização;
  • Se a pessoa solicitante realmente é funcionário da empresa.

Validação Estendida (EV)

Este já é um modelo de validação mais complexo, que envolve a verificação de detalhes adicionais da empresa e do solicitante. A AC exige mais documentos e informações e realiza diversos contatos com a organização e o solicitante antes da emissão do certificado.

Um certificado de assinatura de código EV deve ser obrigatoriamente armazenado de maneira segura. Assim, é necessário contar com um token USB ou módulo de segurança de Hardware (HSM) para armazenar o documento e sua chave privada.

Compartilhe seus certificados digitais de forma segura. Saiba mais!

Boas práticas de segurança da assinatura de código

Entre as práticas recomendadas para certificados de assinatura de código, estão as seguintes:

  • Limitar o acesso a chaves privadas;
  • Proteger chaves privadas com módulo de segurança de hardware (HSM) que esteja em conformidade com a FIPS-140-2 nível 3;
  • Utilizar o código de carimbo de data e hora;
  • Compreender a diferença entre assinatura de teste e assinatura de versão;
  • Autenticar o código que será assinado;
  • Distribuir o risco para diversos certificados;
  • Revogar certificados comprometidos.

Suporte a plataformas por meio da assinatura digital de código

Diversas plataformas de aplicativos oferecem suporte para a assinatura de código. Além disso, existem várias ferramentas para realizar esse tipo de assinatura. Confira quais são os tipos de ferramentas de assinatura de código mais comuns:

  • Adobe AIR;
  • Biblioteca de desenvolvedores do Apple Mac OS X;
  • Firefox XPI;
  • Java;
  • Microsoft.

Saiba qual é a diferença entre o Certificado SSL e certificado Code Signing

O certificado SSL (Secure Sockets Layer) é uma tecnologia de segurança criptográfica. Ela codifica os dados que navegam entre um site na internet e o usuário. Por meio de um processo criptográfico, o protocolo SSL impede que os dados enviados e recebidos sejam interceptados, copiados ou modificados por terceiros.

Essa é uma forma de garantir o sigilo da comunicação estabelecida, o que é fundamental em operações como: transações financeiras, compras online que envolvem dados bancários e outras.

Dessa forma, a diferença entre o Certificado SSL e o certificado code signing é a seguinte:

  • O certificado SSL tem a função de proteger a comunicação estabelecida entre o usuário e o site que ele está acessando. Por meio dele, o desenvolvedor pode oferecer ao usuário um site com um ambiente seguro para realizar quaisquer atividades necessárias;
  • O certificado code signing tem a função de autenticar a identidade do desenvolvedor do aplicativo ou software, garantindo a legitimidade do código. 

Conclusão

O certificado de assinatura de código é uma ferramenta essencial para fortalecer a relação de confiança entre sua empresa e os usuários que baixam suas aplicações. Isso porque fornecem um meio de validação e autenticação insubstituível no ambiente digital.

Por meio dessa ferramenta, o negócio pode garantir mais segurança e tranquilidade às suas soluções e aos seus clientes.

Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre a segurança das informações em seu negócio! 

Lorem ipsum dolor sit amet

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. A vestibulum diam tincidunt mi odio aliquam tellus aliquam dictum. 

SAIBA MAIS

Compartilhe:

MAIS CONTEÚDOS PARA VOCÊ

Recompensa em Dinheiro

LEIA MAIS

Saiba Como um Advogado Correspondente pode Facilitar a Rotina da sua Empresa

LEIA MAIS

Robôs Extinguirão as Carreiras Jurídicas! Só que não

LEIA MAIS
Assine a Newsletter e fique por dentro das novidades.