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6 Estratégias Digitais para Escritórios de Advocacia

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O marketing digital veio para ficar, e por trabalharmos em um mercado tão concorrido, que é o do direito, separamos para você um post que explora a captação de clientes para escritório de advocacia com estratégias digitais em 6 dicas infalíveis.

6 Estratégias Digitais para Escritórios de Advocacia

Com os avanços da tecnologia, diversos rumores começaram, como a substituição de advogados por robôs, e esses rumores para muitos profissionais é um terror. Mas não adianta remarmos contra a maré, precisamos aprender a remar e tirar o maior proveito dessas tecnologias e dessas novas práticas.

A base de uma estratégia de marketing digital para o mundo jurídico deve ser a geração de conteúdos para que o cliente estabeleça uma relação com o escritório de advocacia ou com o advogado. Chamamos essa estratégia de Inbound Marketing, que foca na atração e retenção de clientes através de conteúdos relevantes, construindo, assim, uma relação duradoura.

O marketing digital para escritórios de advocacia precisa ser encarado da mesma forma que as estratégias corporativas são, ou seja, precisa ser feito um planejamento prévio, estabelecendo como o escritório irá se posicionar em cada um dos canais. O mundo digital pode alavancar a sua estratégia, como pode ser também um vilão. Diversas vezes, presenciamos profissionais do direito se arriscando em redes sociais pela publicação de artigos vagos ou pelo compartilhamento de notícias fakes.

6 Estratégias Digitais para o seu Escritório de Advocacia

Esse post tem como objetivo mostrar que o Marketing Digital precisa ser planejado e levado a sério e não se limita a publicações espaçadas no facebook, ele exige uma recorrência para que tenhamos resultados duradouros e permanentes. Separamos para você 6 estratégias digitais para serem implementadas com o seu escritório de advocacia.

Estratégia 01: Um Bom Site

Um site institucional é, sem dúvidas, uma ferramenta básica, e todos os escritórios de advocacia que pretendem crescer e ser referência no mercado precisam ter. O site é o seu cartão de visitas, é a sua presença no mundo digital e provavelmente será o primeiro canal buscado pelo seu cliente para primeiro contato.

Deixe claro no seu site qual é o seu ramo de atuação, quem são os integrantes da sua sociedade, qual é o seu telefone de contato, qual é o seu e-mail principal, enfim, deixe disponível todas as informações necessárias ao seu cliente. Tenha disponível uma seção com informações relativas aos processos que estão sob tutela do escritório. Assim, os seus clientes estarão entrando constantemente no seu site para se atualizar sobre as informações sobre os seus processos.

Outro ponto importantíssimo é que o seu site precisa ser, obrigatoriamente, responsivo para celulares e para tablets. Atualmente acessamos a internet por diversos dispositivos: desktop, celular, tablet e muito mais. Ou seja, o seu site precisa se adequar aos formatos ditos anteriormente.

Estratégia 02: Blog

O blog é uma ferramenta essencial para trabalhar estratégias digitais de marketing de conteúdo ou inbound marketing. Mas por que o seu escritório de advocacia precisa ter um blog?

O primeiro motivo é que estudos apontam que àqueles negócios que possuem blogs, acabam gerando 67% mais leads do que aqueles que não possuem. Além disso, diversos clientes vão em busca de expressões como “impetrar Mandato de Segurança”, utilizando exatamente essas palavras na busca do google, e nesse exemplo o cliente pode descobrir que a melhor solução para esse problema é um MS e, assim, os seus honorários serão baixíssimos. Nós, por ter experiência na área, sabemos que não é assim que funciona, mas o seu cliente, na maioria das vezes, leigo no assunto, não sabe, e o seu blog poderá educá-lo nisso.

Ter um blog vinculado ao seu site é uma opção perfeita para expor o posicionamento do seu escritório em discussões da atualidade e, assim, fortalecer a sua marca e conquistar novos negócios. Porém, não se esqueça, marketing de conteúdo é um processo que precisa ser alimentado em uma frequência definida, por isso, defina uma frequência de postagens.

Atualização quinzenal é uma frequência mínima recomendada para você atrair o seu público. Ofereça conteúdos às pessoas que frequentam o seu site, crie conteúdos épicos e sólidos, que tenha uma boa riqueza de detalhes e que atraia a audiência do seu cliente. Bons conteúdos tornarão o seu escritório uma referência no mercado, garantido a você autoridade sobre o assunto.

Estratégia 03: Redes Sociais

Uma boa estratégia de utilização das redes sociais é tratá-las como suporte ao seu site principal e ao seu blog, ou seja, você pode direcionar o seu público para as postagens do seu blog, através de publicações pagas ou de publicações orgânicas.

Facebook

Crie, primeiramente, uma página para o seu escritório, que precisa ser uma página pública e não um perfil pessoal. Através dessa página você poderá publicar seus textos e artigos, por isso, mantenha sempre uma postura profissional e cuide quais conteúdos que você irá compartilhar.

Dicas importantes: Não publique os seus textos inteiros no facebook, insira fotos que deixem o seu público curioso e redirecione eles para o seu blog, para eles lerem o conteúdo na íntegra. Busque fotos atraentes e que tenham a ver com o assunto!

Linkedin

O linkedin é uma rede pensada e desenhada para contatos profissionais. Crie uma página do seu escritório e cuide sempre para se apresentar de forma profissional, utilize a mesma estratégia do facebook para publicações, não publique seus textos inteiros e adicione fotos que deixem o seu público curioso e ansioso para ler o resto. Nessa rede, você pode inserir um pouco mais que um parágrafo que ele não irá cortar o seu texto como o facebook.

Instagram

O Instagram, quando foi pensado, era uma ferramenta destinada ao compartilhamento de fotos e de momentos. Hoje em dia é muito mais que isso, diversos perfis de tribunais utilizam o instagram para postar curiosidades sobre as leis e novidades no mundo do direito, já pensou em fazer isso? Pode ser uma boa estratégia.

Estratégia 04: SEO

Quando falamos de estratégias digitais para escritórios de advocacia não podemos esquecer do SEO (search engine optimizaton) que nada mais é que a otimização de sites para os mecanismos de busca.

Você precisa ser encontrado facilmente na internet através do seu site, seu blog, redes sociais e qualquer outro método de publicação de conteúdo. E todos esses mecanismos influenciam nos resultados de pesquisa do google. Existe uma série de aspectos que são considerados pelo algoritmo da plataforma para ranquear bem um site em uma pesquisa. Um dos aspectos mais importantes é o conteúdo.

Para os mecanismos de busca do google, é fundamental que existam conteúdos de qualidade indexados, ou seja, novamente a publicação de conteúdos relevantes toma a frente! Publique conteúdos relevantes e busque um bom posicionamento orgânico no google para ser visto como uma referência no mercado jurídico.  

Estratégia 05: Links Patrocinados

Além da busca orgânica, você pode lutar para um bom ranqueamento no google através de links patrocinados, como o Google Adwords. Para isso, você deve criar uma conta e listar para quais palavras-chave que você quer que o seu site apareça, como: nome do escritório, áreas de atuação entre outras opções.

Você estará na disputa dos anúncios do google, porém lembre-se: toda vez que um usuário clicar no seu anúncio, você será cobrado. Você só pode comprar posicionamento para os anúncios, posicionamento orgânico só pode ser trabalhado através de SEO e de criação de conteúdo.

Dicas importantes: Existem no mercado algumas ferramentas que mostram quais são as palavras-chave mais buscadas pelos usuários na internet, não invista em palavras aleatórias e busque sempre um profissional qualificado para auxiliá-lo nisso.

Estratégia 06: E-mail Marketing

Eis uma das estratégias digitais mais antigas, mas que ainda hoje trazem bons resultados para aqueles que a aplicam corretamente. Para iniciar essa prática, você deve lembrar que, para realizar esses disparos, você precisa ter a autorização do cliente, ou seja, você só pode realizar o envio de materiais e informações para quem aprovar isso.

Para tal, você pode adicionar no seu site algumas caixas de cadastro para que o leitor se inscreva e receba as suas atualizações, não se esqueça de posicionar bem essas caixas de cadastro. Além de por esses campos no seu site, você pode utilizar as redes sociais para coletar endereços de e-mail para esses envios.

No marketing digital possuímos diversas possibilidades de divulgação da nossa marca, mas para executá-las da melhor maneira, você tem que ter planejamento, definir uma boa estratégia e ter recorrência. Tenha empenho e dedicação, pois não se esqueça, essas estratégias irão ser totalmente vinculadas a imagem do seu escritório de advocacia.

Utilize as estratégias digitais sugeridas e alavanque o seu negócio, construindo uma boa reputação e uma marca jurídica de impacto. Foque sempre na disseminação de conteúdo de alto nível, fornecendo artigos relevantes e materiais diferenciados.

6 Estratégias Digitais para Escritório de Advocacia

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