27/04/2018doc9

Tudo o Que Você Precisa Saber Para Montar o Seu Escritório de Advocacia

Ter um negócio próprio é um dos principais objetivos de um profissional liberal. Com o objetivo de ser mais independente e ter mais liberdade de escolha, muitos advogados optam por abrir o seu próprio Escritório de Advocacia.

Para tirar esse projeto do papel, o profissional precisa se planejar, e se preparar para entrar em um mercado acirrado, que é hoje o da advocacia. Um bom planejamento irá definir diversos resultados no futuro. Nessa fase temos momentos como: decidir se irá procurar ou não um sócio, qual será o foco de atuação, onde será o local do escritório, entre outros fatores, como conhecimento em gestão, projeção financeira e atendimento ao cliente.

Escritório de Advocacia: O que é necessário para empreender?

Primeiramente, para abrir um escritório de advocacia, você precisa ter sido aprovado no exame da OAB, segundo a lei nº6.839/1980. Depois disso, precisamos pensar no registro do escritório. Para tal, faz-se necessária uma pesquisa prévia para verificar se não existe outro escritório ou outra empresa com o nome semelhante ao escolhido, para tal, você irá poder recorrer ao INPI (Instituto Nacional de Patentes Industrial) para consultar registros de marcas e patentes. Além disso, você precisará proceder com outros registros:

  • Registro individual ou enquadramento como empresa: Junta Comercial do Estado
  • Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, para aquisição do CNPJ: Receita Federal
  • Alvará de funcionamento: Prefeitura do local
  • Cadastro da empresa e dos seus responsáveis legais: Previdência Social
  • Registro da empresa: Caixa Econômica Federal
  • Autorização de funcionamento: Corpo de bombeiros
  • Registro de Contrato Social: OAB

Passo a Passo Para a Montagem de um Escritório de Advocacia

Além dos registros e permissões burocráticas, o seu empreendimento precisa ser bem planejado, a fim de evitar problemas com investimento e com custos. Para tal, separamos 3 itens importantes de serem observados na construção do seu negócio.

1- Planejamento

O planejamento deve ser a primeira fase do seu projeto. Você precisa conceber o seu plano de negócios, descrevendo assim o seu escritório em detalhes a fim de traçar estratégias que sustentem a sua operação no futuro.

Uma prática essencial é realizar a análise de seus concorrentes, a fim de entender como eles trabalham e como eles se posicionam no mercado. Com isso, você poderá elencar os seus diferenciais para a futura prospecção.

O seu plano de negócios precisa conter:

a) Qual será a localização do seu escritório;
b) Quantas pessoas trabalharão nele;
c) Quais são os potenciais clientes que a sua equipe irá trabalhar;
d) Como se dará a prestação dos seus serviços;
e) Como se dará a sua estratégia para a captação e prospecção de novos clientes.

2- Investimento

Com o plano de negócios desenvolvido, você poderá ter uma visão de quanto terá que investir para tirar a sua ideia do papel. Atualmente, existem diversas facilidades e oportunidades de investimento para quem está começando um novo negócio.

Se você não tem o investimento necessário, ou se não julga ideal comprar um imóvel para montar o seu negócio, pode optar pelas estruturas de coworkings e de escritórios compartilhados, que fornecem um bom espaço a um custo bem inferior a aquisição de novos imóveis e novos equipamentos.

3- Identificar Se Há Necessidade de Financiamento

Ao montar o seu escritório, você terá que pensar nos custos de aquisição, bem como custos até o seu negócio estar bem posicionado no mercado. Se você não possui um capital de reserva, que possa ser utilizado como capital de giro, faz-se necessário o questionamento sobre ter ou não um financiamento.

Caso você opte por um financiamento, terá que procurar os melhores meios para adquirir credito a juros justos e acessíveis. Montar um escritório de advocacia é um investimento alto, que necessita de retorno, se não tiver, ele não vale a pena. No seu plano de negócios, você precisa estabelecer qual será o prazo de retorno necessário. A média do retorno do mercado jurídico é de 6 anos para, então, obter lucros.

Empreender no mundo jurídico não é fácil, precisamos seguir alguns passos burocráticos, mas necessários, como ditos acima. Esperamos que esse material lhe ajude na montagem do seu Escritório de Advocacia.

Lorem ipsum dolor sit amet

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. A vestibulum diam tincidunt mi odio aliquam tellus aliquam dictum. 

SAIBA MAIS

Compartilhe:

MAIS CONTEÚDOS PARA VOCÊ

Recompensa em Dinheiro

LEIA MAIS

Saiba Como um Advogado Correspondente pode Facilitar a Rotina da sua Empresa

LEIA MAIS

Robôs Extinguirão as Carreiras Jurídicas! Só que não

LEIA MAIS
Assine a Newsletter e fique por dentro das novidades.
plugins premium WordPress