01/05/2018doc9

Como Reduzir os Gastos do seu Departamento Jurídico em 4 Passos

O sucesso e continuidade de uma empresa está totalmente ligada ao controle e a gestão dos custos de sua operação. Reduzir os gastos do seu departamento jurídico pode ser um desafio. Você, como Gestor Jurídico, precisa desenvolver o seu negócio sem ter desequilíbrio nos seus gastos. Separamos, então, 4 passos importantes para você não perder mais tempo nem dinheiro e conseguir colocar as suas contas nos eixos.

4 Passos Essenciais para você Reduzir os Gastos do seu Departamento Jurídico

1. Reduza custos com comunicação

Substitua os meios tradicionais de comunicação por meios gratuitos como Skype e Slack, que permitem, assim como o telefone, um contato em tempo real com os seus colaboradores de forma barata e rápida. Você pode inclusive, trocar algumas reuniões presenciais com clientes e com fornecedores para calls e para conferências via hangout. Para utilizar essas ferramentas, você só irá precisar ter acesso a internet, assim, você irá eliminar assim os gastos com ligações.

2. Peça sugestões de redução de custos para os demais colaboradores do seu departamento

Procure sugestões com quem está direto na operação, certamente eles devolverão sugestões que você não havia pensado antes. Questione-os com: como podemos reduzir os gastos em suas atividades? Como podemos automatizar os processos recorrentes? Como podemos minimizar as compras do nosso departamento? Entre outras perguntas pertinentes.

3. Reveja os seus gastos com softwares

Uma considerável parcela de gastos de um departamento se destina a licença de softwares pagos, como editores de textos e softwares para controle de atividades e controle de prazos. Muitas vezes, por falta de pesquisa de mercado, acabamos optando por opções mais caras sem ao menos ter conhecimento de outras opções existentes, que possuem, muitas vezes, as mesmas funcionalidades e dispensam o pagamento pela licença de uso.

Temos como uma opção mais em conta o LibreOffice, que é um editor de textos similar as versões pagas do Windows, ou então a utilização do próprio Google Drive, que é capaz de armazenar um alto número de dados, estando todos eles na nuvem, sem você arriscar perder os seus arquivos. E esses são apenas dois exemplos de soluções que você pode implementar no seu departamento. Uma rápida auditoria e revisão de softwares pode reduzir drasticamente os seus custos do seu departamento.

4. Terceirize as suas atividades burocráticas

Um dos grandes desafios dos departamentos jurídicos, quando pensamos no corte dos gastos, se encontra na realização diária de diligências em diferentes foros e órgãos espalhados pela cidade. Essas atividades são burocráticas e consome diversos recursos financeiros quando utilizamos a nossa própria equipe para realizar tais diligências: deslocamos o nosso recurso para ir até o local, gastamos com o transporte e aumentamos os riscos trabalhistas, enquanto poderíamos terceirizar essa atividade através da contratação de correspondentes jurídicos.

Uma opção existente para melhorar a sua rotina e poupar dinheiro é no repasse para correspondentes jurídicos. Você poderá, inclusive, reduzir os seus gastos assim como os nossos clientes fizeram ao repassar as suas diligências jurídicas para a doc9 e poderá focar na gestão do seu departamento.

O que achou das nossas dicas? Comenta aqui embaixo!

Como Reduzir os Gastos do seu Departamento Jurídico em 4 Passos

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